Orquestra de Sopros

Orquestra de Sopros

Institucional >> Conjunto Estáveis

Formada por alunos da disciplina Prática de Orquestra...

Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Cras aliquam, ante quis convallis semper, nunc…

More...
Conjunto Sacra Vox

Conjunto Sacra Vox

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1998 divulgando o repertório sacro de todos os tempos...

O conjunto vocal de câmara Sacra Vox foi fundado…

More...
Trio UFRJ

Trio UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Grande abrangência de repertório e atuação...

Reconhecendo afinidades de concepções musicais e técnicas,…

More...
Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Institucional >> Conjunto Estáveis

Criada em 1924 é a mais antiga orquestra do Rio de Janeiro...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Notícias >> Arquivo

Lançamento dia 13 de dezembro da experiência piloto...

Foto: Marco Fernandes/CoordCOM…

More...
UFRJazz Ensemble

UFRJazz Ensemble

Institucional >> Conjunto Estáveis

Música instrumental brasileira, jazz contemporâneo e música de concerto...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Notícias Gerais Docente da EM premiado pela APCA
Docente da EM premiado pela APCA PDF Imprimir E-mail
Escrito por SeTCOM   
Qui, 14 de Dezembro de 2017 11:37

A APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) escolheu os melhores de 2017 em assembleia realizada na noite desta segunda-feira (11), no Sindicato de Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo.

Na categoria Música Erudita o acadêmico João Guilherme Ripper, compositor, regente, gestor cultural e professor da Escola de Música da UFRJ (EM), recebeu o prêmio especial da APCA pelo conjunto de sua obra e pelo trabalho como gestor à frente da Sala Cecília Meireles e Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

A cerimônia de entrega dos prêmios aos vencedores da 61ª edição do evento ocorrerá no primeiro trimestre de 2018, em data e local que ainda serão definidos pela APCA.

Ripper, que ocupa a cadeira no 30 da instituição, também foi eleito recentemente para a presidência da Academia Brasileira de Música (ABM), biênio 2018/19.

 

 

 

João Guilherme Ripper

 

João Guilherme Ripper é compositor, regente, gestor cultural e professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Obteve seu Doutorado em Composição na The Catholic University of America, em Washington D.C., onde estudou com Helmut Braunlich e Emma Garmendia. Frequentou o Curso de "Perfeccionament en Direccón Orchestal" na Argentina, com o Maestro Guillermo Scarabino, e "Économie et Financement de la Culture", na Université Paris-Dauphine.

Foi Diretor da Escola de Música da UFRJ entre 1999 e 2003. Em 2004 aceitou o convite do Governo do Estado do Rio de Janeiro para dirigir a Sala Cecília Meireles, onde permaneceu por 11 anos e empreendeu uma ampla reforma. Em 2015, foi nomeado Presidente da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, cargo que ocupou até o início deste ano.

Ripper é membro da Academia Brasileira de Música. Colabora frequentemente com orquestras, conjuntos de câmara, teatros e festivais no Brasil e exterior criando novas obras ou atuando como compositor residente. Em sua produção mais recente destacam-se a série "From My Window", encomenda do Artist Program da Kean University (US), "Desenredo" e "Cinco poemas de Vinicius de Moraes", encomendas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, "Jogos Sinfônicos", encomenda da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, "Natividade – Cantata Cênica", encomenda do Teatro Amazonas, e "Gloria Concertato", que encerrou o I Congresso Internacional de Música Sacra no Rio de Janeiro.

Seu catálogo de obras inclui ainda as óperas "Augusto Matraga", "Domitila", "Anjo Negro", "O Diletante", além de "Onheama", produzida no Festival Terras Sem Sombra em Portugal em 2016, e "Piedade", que integra a Temporada 2017 do Teatro Colón.

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Seg, 18 de Dezembro de 2017 18:22
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2018 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO