O Leopoldo de Nov-Dez

Neste final de período letivo, comemoramos a primeira defesa do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS). Felipe Clark Portinho, contrabaixista, arranjador e compositor, que ingressou na turma inaugural em 2016, foi o primeiro aluno do curso de Mestrado Profissional a obter a titulação. No mês de novembro, destacamos a primeira edição das Jornadas Africanias da Escola de Música, iniciativa coordenada pela professora Andrea Adour, e o Simpósio Funarte - UFRJ de Bandas de Música Rio de Janeiro, sob a coordenação do professor Marcelo Jardim, umas das ações do Projeto Bandas de Música, patrocinado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). Em dezembro, a Escola encerra a temporada anual de concertos com uma grande apresentação, no dia 14, na Sala Cecília Meireles. O espetáculo reúne a Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ), sob a batuta do maestro Ernani Aguiar, e o Coral Brasil Ensemble, sob a regência de Maria José Chevitarese, em um programa que destaca obras de João Guilherme Ripper, compositor e nosso docente, e de José Maurício Nunes Garcia, a personalidade musical mais importante do nosso período colonial. Encerramos a edição, anunciando que a Escola de Música, com intuito de incentivar a produção de obras para orquestra sinfônica, promove a 5ª edição de seu Concurso Nacional de Composição, cujas obras vencedoras serão apresentadas no XXVIII Panorama da Música Brasileira, em 2018. O concurso terá apenas uma categoria – a de obras para a Orquestra Sinfônica da UFRJ e nesta edição homenageia o compositor e maestro José Siqueira (1907 - 1985).

Boa leitura!

Maria José Chavitarese