Trio UFRJ

Trio UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Grande abrangência de repertório e atuação...

Reconhecendo afinidades de concepções musicais e técnicas,…

More...
Galeria de Imagens

Galeria de Imagens

Fotos e imagens dos eventos da Escola de Música...

More...
Coro Sinfônico da UFRJ

Coro Sinfônico da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado às grandes obras corais sinfônicas de todos os tempos...

Coro Sinfônico da UFRJ é…

More...
Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Institucional >> Conjunto Estáveis

Criada em 1924 é a mais antiga orquestra do Rio de Janeiro...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Violões da UFRJ

Violões da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado ao violão brasieliro...

Formado em 2003 a partir…

More...
UFRJazz Ensemble

UFRJazz Ensemble

Institucional >> Conjunto Estáveis

Música instrumental brasileira, jazz contemporâneo e música de concerto...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Notícias Pós-Graduação Alunos e docentes são destaques de programa da TV Cultura
Alunos e docentes são destaques de programa da TV Cultura PDF Imprimir E-mail
Escrito por Francisco Conte   
Ter, 17 de Outubro de 2017 11:31

O Partituras da TV Cultura de São Paulo, mas com veiculação também pela TV Brasil e rádios MEC FM Rio e MEC AM Brasília, contou em três edições recentes com a participação de mestrandos e docentes do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS). Apresentado pela flautista Sofia Ceccato traz recitais inéditos e exclusivos, entrevistas com músicos consagrados ou em ascensão e informações sobre os artistas, seus projetos e as obras executadas.

 

Vale a pena conferir no podcast do site uma playlist com essas edições. Antes, algumas informações sobre cada uma delas.

 

  Fotos: Reprodução
  veruska600musicaamigos600corda600
  De cima para baixo. Veruschka Mainhard com Flávio Augusto no Espaço Cultural do BNDES, gravação nos estúdios da TV Cultura do Música entre Amigos e do Corda toca Piazzolla.
   
  Assista os programas na playlist do site do PROMUS.

 

Ciclo Movimento de Câmera de Villa-Lobos

 

O programa do dia 14 de maio destacou um concerto do “Movimento de Câmara – integral canto e piano de Villa-Lobos”, no Espaço Cultural do BNDES. O evento foi uma iniciativa pioneira do Festival Villa-Lobos, para mostrar, pela primeira vez, as mais de 100 canções que o grande mestre brasileiro escreveu para canto e piano.

No programa, a soprano Veruschka Mainhard, docente do PROMUS, e o pianista Flávio Augusto, também da Escola de Música, apresentam músicas inspiradas no impressionismo francês, com destaque para os “Epigramas irônicos e sentimentais” e as “Historiettes” – interessantes adaptações que o compositor fez das fábulas de La Fontaine e de contos de outros escritores.

 

As peças apresentadas são pouco conhecidas da obra de Villa-Lobos, mas muito importantes para compreender sua genialidade, o que confere ao programa uma relevância ímpar.

 

Música entre amigos

 

O Partituras de 10 de setembro reuniu um musical entre amigos. O anfitrião é o claronista Thiago Tavares, que convidou músicos para se apresentar com ele em duo, trio e quarteto: o professor do PROMUS Cristiano Alves, os clarinetistas Tiago Teixeira, aluno do PROMUS, e Igor Ferreira, o contrabaixista João Rafael, o percussionista Tiago Calderano e o fagotista Jeferson Souza, também mestrando do PROMUS.

 

O repertório transita pela música latina tradicional e a música urbana contemporânea. Os arranjos são inovadores e Thiago e seu clarone – acompanhado de seus convidados – mostram até que ponto um músico pode ser flexivel e criar novas sonoridades.

 

No setlist, músicas das Américas, que vão de Jorge Montilla a Cantalicio Rojas, Fulgencio Garcia e Mauricio Murcia; de Brad Baumgardner e Bennet Thomas aos brasileiros Eernesto Nazareth, Mauricio Carrilho e Pedro Paes.

 

O programa está repleto de peças raras, interpretadas com maestria e ousados arranjos. 

 

Grupo Corda toca Piazzolla

 

Por fim, o Corda foi o convidado do programa que foi ao ar no dia 17 do mês passado. O grupo, que conta com os mestrandos do PROMUS Lipe Portinho, contrabaixista e arranjador, e a pianista Ana Azevedo reúne diferentes culturas – búlgara, brasileira e argentina – para recriar a obra do gênio portenho, mas com o acréscimo de um quinto elemento diferente do original, no caso a bateria de André Tandeta.

 

De formação clássica e jazzística, o grupo realça a formação erudita do compositor argentino que revolucionou o tango, mas que, poucos sabem, bebeu da fonte dos clássicos.

 

A configuração inusitada do grupo Corda – um par de búlgaros: Nikolay Sapoundjiev (violino) e Emília Valova (cello), um casal brasileiro: Ana Azevedo (piano) e Lipe Portinho (contrabaixo) – mais um baterista, o renomado André Tandeta – dá um molho especial às composições que foram adaptadas por Ana Azevedo e Lipe Portinho, dois conhecidos arranjadores cariocas que estão à frente de grupos como Tutti, Gravíssimo Bass Ensemble e Orquestra de Bolso.

 

O resultado é um inesquecível programa de uma hora da melhor música porteña, que traz no repertório jóias como: “As Estaciones Porteñas”, “Adios Noniño”, “Oblivion”, “Muerte Del Angel”, entre muitas outras.

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Qua, 18 de Outubro de 2017 10:57
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO