176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Alunos e docentes são destaques de programa da TV Cultura

O Partituras da TV Cultura de São Paulo, mas com veiculação também pela TV Brasil e rádios MEC FM Rio e MEC AM Brasília, contou em três edições recentes com a participação de mestrandos e docentes do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS). Apresentado pela flautista Sofia Ceccato traz recitais inéditos e exclusivos, entrevistas com músicos consagrados ou em ascensão e informações sobre os artistas, seus projetos e as obras executadas.

 

Vale a pena conferir no podcast do site uma playlist com essas edições. Antes, algumas informações sobre cada uma delas.

 

 Fotos: Reprodução
 veruska600musicaamigos600corda600
 De cima para baixo. Veruschka Mainhard com Flávio Augusto no Espaço Cultural do BNDES, gravação nos estúdios da TV Cultura do Música entre Amigos e do Corda toca Piazzolla.
  
 Assista os programas na playlist do site do PROMUS.

 

Ciclo Movimento de Câmera de Villa-Lobos

 

O programa do dia 14 de maio destacou um concerto do “Movimento de Câmara – integral canto e piano de Villa-Lobos”, no Espaço Cultural do BNDES. O evento foi uma iniciativa pioneira do Festival Villa-Lobos, para mostrar, pela primeira vez, as mais de 100 canções que o grande mestre brasileiro escreveu para canto e piano.

No programa, a soprano Veruschka Mainhard, docente do PROMUS, e o pianista Flávio Augusto, também da Escola de Música, apresentam músicas inspiradas no impressionismo francês, com destaque para os “Epigramas irônicos e sentimentais” e as “Historiettes” – interessantes adaptações que o compositor fez das fábulas de La Fontaine e de contos de outros escritores.

 

As peças apresentadas são pouco conhecidas da obra de Villa-Lobos, mas muito importantes para compreender sua genialidade, o que confere ao programa uma relevância ímpar.

 

Música entre amigos

 

O Partituras de 10 de setembro reuniu um musical entre amigos. O anfitrião é o claronista Thiago Tavares, que convidou músicos para se apresentar com ele em duo, trio e quarteto: o professor do PROMUS Cristiano Alves, os clarinetistas Tiago Teixeira, aluno do PROMUS, e Igor Ferreira, o contrabaixista João Rafael, o percussionista Tiago Calderano e o fagotista Jeferson Souza, também mestrando do PROMUS.

 

O repertório transita pela música latina tradicional e a música urbana contemporânea. Os arranjos são inovadores e Thiago e seu clarone – acompanhado de seus convidados – mostram até que ponto um músico pode ser flexivel e criar novas sonoridades.

 

No setlist, músicas das Américas, que vão de Jorge Montilla a Cantalicio Rojas, Fulgencio Garcia e Mauricio Murcia; de Brad Baumgardner e Bennet Thomas aos brasileiros Eernesto Nazareth, Mauricio Carrilho e Pedro Paes.

 

O programa está repleto de peças raras, interpretadas com maestria e ousados arranjos. 

 

Grupo Corda toca Piazzolla

 

Por fim, o Corda foi o convidado do programa que foi ao ar no dia 17 do mês passado. O grupo, que conta com os mestrandos do PROMUS Lipe Portinho, contrabaixista e arranjador, e a pianista Ana Azevedo reúne diferentes culturas – búlgara, brasileira e argentina – para recriar a obra do gênio portenho, mas com o acréscimo de um quinto elemento diferente do original, no caso a bateria de André Tandeta.

 

De formação clássica e jazzística, o grupo realça a formação erudita do compositor argentino que revolucionou o tango, mas que, poucos sabem, bebeu da fonte dos clássicos.

 

A configuração inusitada do grupo Corda – um par de búlgaros: Nikolay Sapoundjiev (violino) e Emília Valova (cello), um casal brasileiro: Ana Azevedo (piano) e Lipe Portinho (contrabaixo) – mais um baterista, o renomado André Tandeta – dá um molho especial às composições que foram adaptadas por Ana Azevedo e Lipe Portinho, dois conhecidos arranjadores cariocas que estão à frente de grupos como Tutti, Gravíssimo Bass Ensemble e Orquestra de Bolso.

 

O resultado é um inesquecível programa de uma hora da melhor música porteña, que traz no repertório jóias como: “As Estaciones Porteñas”, “Adios Noniño”, “Oblivion”, “Muerte Del Angel”, entre muitas outras.

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)