Concertos UFRJ estreia na MEC FM

No ar há sete anos o programa radiofônico Concertos UFRJ está de casa nova. A partir de 4 de setembro passa a ser veiculado, toda segunda-feira, pela MEC 99.3 FM, emissora que dedica sua grade à música de concerto, levando ao ar grandes compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos, além de jazz, choro e música instrumental. O horário também é novo, o programa começa uma hora mais cedo, às 21h.

O que não muda é a qualidade da seleção musical e a curadoria que continua a cargo do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS). Aloysio Fagerlande, coordenador do PROMUS, segue produzindo e apresentado o programa.

Crise da Cultura

radio mecx600

A primeira audição de Concertos UFRJ na MEC-FM pode ser conferida aqui. Outras edições do programa estão disponíveis no podcast do site do PROMUS.

O primeiro programa da série foi transmitido na noite de 2 de agosto de 2010 pela rádio Roquette Pinto. Desde então foram mais de 300 edições, primeiro sob a batuta do maestro André Cardoso, regente titular da Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ), e a partir de 2016 sob o comando de Fagerlande.

A crise na cultura do Estado do Rio de Janeiro impactou fortemente a Roquette Pinto, emissora pública com programação elogiável até então.

O comando foi substituído de forma autoritária pelo governo e a nova direção ameaça transformá-la “em uma emissora a serviço do governo, deixando de ser uma verdadeira rádio pública, razão principal de sua existência”, conforme denuncia o Conselho de Ensino para Graduados (CPEG) da UFRJ, em posicionamento do 28 de julho.

Indignado com o desvirtuamento dos objetivos culturais da Roquette Pinto, Aloysio conta como os novos gestores trataram a programação da emissora:

– Houve uma carta da atual direção da Roquette Pinto comunicando a suspensão dos programas até uma avaliação por parte dos novos gestores. Respondemos duramente, criticando a postura unilateral de cancelamento, além de toda a política que passou a vigorar na Secretaria Estadual de Cultura, agora responsável pela Rádio 94.1. Absurdo dos absurdos, retiraram o nome de Roquette Pinto da rádio, em desrespeito à memória daquele que foi responsável, dentre vários feitos notáveis, pela criação da rádio educativa no Brasil.

Afinidades

A transição para a Rádio MEC foi facilitada segundo Aloysio porque a emissora já transmite o Eletroacústicas, programa produzido por Rodrigo Ciccheli, também docente da Escola de Música (EM), além de colaborar na implantação da Rádio UFRJ, um projeto de comunicação impulsionado pela reitoria da universidade.

– Tivemos uma ótima conversa, lembra, com Thiago Regotto, gerente da Rádio MEC-FM, que prontamente acolheu o programa com grande entusiasmo. Segundo o próprio Regotto, o fato de existir um programa da EM na grade da emissora e o apoio à futura Rádio UFRJ torna natural que Concertos UFRJ seja transmitido pela MEC-FM.

Aloysio aponta algumas novidades da nova fase de Concertos UFRJ:

– O programa ganhou uma nova abertura e vinhetas, com a Sinfonietta Prima de Ernani Aguiar, compositor e docente da EM. Continuamos enfatizando a produção musical de professores e mestrandos do PROMUS, mas abrindo espaço às demais iniciativas da EM. Faremos uma série de programas mensais, gravados em estúdio na Rádio MEC, que oferece ótimas condições, incluindo um bom piano.

As audições de Concertos continuarão a ser disponibilizadas no podcast site do PROMUS.