Aluno da EM premiado em Portugal

O pianista Rafael Ruiz foi um dos vencedores do prestigiado Prêmio Antena 2, canal da rádio pública portuguesa especializada em música clássica, na 22ª edição da Semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO), em Portugal.

Foto: Reprodução

O certame aconteceu em agosto e Rafael, que é orientando do professor Luiz Senise, da Escola de Música (EM), executou duas peças da Prole do Bebê nº 2 de Heitor Villa-Lobos: O gatinho de papelão e O ursozinho de algodão.

A SIPO é um projeto com o apoio da Câmara Municipal de Óbidos que tem acolhido, desde 1996, grandes personalidades do meio musical e jovens estudantes, vindos de todo o mundo, para um encontro que visa o aperfeiçoamento e desenvolvimento de competências musicais.

Rafael, que já havido vencido ano passado o Concurso Nacional de Piano da UFRJ, promovido pela EM, tem se apresentado desde então em numerosos auditórios e conquistado vários outros prêmios.

Transcrevemos a seguir texto musicólogo, professor e crítico musical português Adriano Nogueira a respeito do evento.

Rafael Ruiz ganha Prêmio Antena 2 edição 2017 em Portugal

Por Adriano Nogueira

O pianista mineiro Rafael Ruiz, junto com o pianista Xiaoyu Guo, foram os vencedores do Prêmio Antena 2, canal da rádio pública portuguesa especializada em música clássica, na XXII Semana Internacional de Piano de Óbidos, em Portugal.

Este festival de piano conta com elevado prestígio internacional, tendo participado nesta edição, jovens pianistas oriundos dos cinco continentes, designadamente, de Portugal, Estados Unidos, Espanha, Austrália, Alemanha, Japão, Islândia, França, China e Brasil, entre outros.

O júri do concurso esteve a cargo do público e dos professores da Semana Internacional do Piano, entre eles, os presentes, Artur Pizarro (UK/Portugal), Boris Berman (RUS/EUA), Luiz de Moura Castro (BRA/EUA), Manuela Gouveia (Portugal) e Michiko Shoji (Japão).

Rafael brindou-nos com duas peças da Prole do Bebê nº 2 de Heitor Villa-Lobos, nomeadamente, 'O gatinho de papelão' e 'O ursozinho de algodão', em comemoração aos 130 anos de nascimento do compositor brasileiro, como ele próprio anunciou momentos antes de iniciar a performance.

Ruiz foi ousado ao interpretar a obra de um compositor não europeu, considerando que os programas dos outros 15 participantes se centraram em compositores como J. Haydn, W.A. Mozart, F. Liszt, A. Scriabin, M. Ravel, ou S. Prokofiev, tendo sido tecnicamente brilhante, cheio de ritmo e cores, que fizeram realçar o jovem artista de 20 anos como um dos grandes talentos da nova geração de pianistas brasileiros.

Rafael Ruiz é aluno do renomado pianista e professor Luiz Senise, na Universidade Federal do Rio de Janeiro e tem participado ativamente em festivais de música no Brasil e no exterior. Tocou sob a regência de Roberto Tibiriçá, André Cardoso e Katarine Araújo e realizou gravações para a rádio MEC FM, para o programa Partituras, na TV Brasil, e para a rádio Antena 2 de Portugal. É detentor de 15 prêmios em concursos de piano, sendo de destacar o 1º lugar "Hors Concours" no XXV Concurso Nacional de Piano Souza Lima. Para a felicidade do público europeu, em 2018, Ruiz já tem concertos confirmados em terras lusitanas.

O piano brasileiro está de parabéns!