Conjunto Sacra Vox

Conjunto Sacra Vox

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1998 divulgando o repertório sacro de todos os tempos...

O conjunto vocal de câmara Sacra Vox foi fundado…

More...
Galeria de Imagens

Galeria de Imagens

Fotos e imagens dos eventos da Escola de Música...

More...
Violões da UFRJ

Violões da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado ao violão brasieliro...

Formado em 2003 a partir…

More...
Biblioteca Alberto Nepomuceno

Biblioteca Alberto Nepomuceno

Institucional >> Biblioteca

Capítulo importante da música no País

A história da Biblioteca Alberto Nepomuceno é, com certeza, capítulo importante da própria história da música no Brasil. Francisco Manuel da…

More...
UFRJazz Ensemble

UFRJazz Ensemble

Institucional >> Conjunto Estáveis

Música instrumental brasileira, jazz contemporâneo e música de concerto...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Coro Sinfônico da UFRJ

Coro Sinfônico da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado às grandes obras corais sinfônicas de todos os tempos...

Coro Sinfônico da UFRJ é…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Notícias Destaques Festival Brasil-Alemanha celebra 10ª edição
Festival Brasil-Alemanha celebra 10ª edição PDF Imprimir E-mail
Escrito por SeTCOM   
Dom, 20 de Agosto de 2017 11:10

O Festival Internacional Brasil-Alemanha, que este ano comemora sua décima edição, ocorre de 1 a 17 de setembro, oferecendo 12 cursos em 9 modalidades. O evento é resultado de uma parceria de sucesso entre a Escola Superior de Música de Karlsruhe (Hochschule für Musik de Karlsruhe),  Alemanha, a Escola de Música da UFRJ (EM) e o Instituto Villa-Lobos da UNIRIO (IVL). O financiamento para a vinda dos professores da Alemanha se dá sob os auspícios do Deutscher Akademischer Austausch Dienst (DAAD) — órgão de intercâmbio acadêmico do governo alemão.  

  Fotos: Ana Liao
  wernerschrietter2012
  AULA do professor Werner Schrietter na edição 2014 do Festival .

Inscrições

 

As inscrições para o Festival são gratuitas e estão abertas até o dia 30 de agosto através do formulário eletrônico disponibilizado nas páginas da EM/UFRJ, UNIRIO, PROMUS e no facebook da EM/UFRJ (@musicaufrj). Este ano, a oferta é para os seguintes cursos: oboé (Thomas Indermüller), trombone (Werner Schirietter), viola (Fabio Marano), violoncelo (Bernhard Lörcher), piano (Michael Uhde e Roberto Domingos), instrução para canto (Holger Spek), educação musical e preparação vocal (Stephan Hoffmann), correpetição (Xiayi Yiang), trompa, música de câmara e prática de banda sinfônica (Will Sanders).

Com a coordenação geral dos professores João Luiz Areias (IVL-UNIRIO), Werner Schirietter (ESMK) e Marcelo Jardim (EM/UFRJ), o festival proporciona aperfeiçoamento musical para alunos e profissionais do Brasil e da América-Latina, com professores da Alemanha, e conta com o apoio dos professores da UNIRIO Lilian Justi, Hugo Pilger, Dhyan Toffolo, Luis Carlos Justi, Carol McDavid, Ingrid Barancosky e da EM/UFRJ Ronal Silveira, Philip Doyle e Aloysio Fagerlande.

Para os inscritos que efetivamente participarem de 100% das atividades do curso escolhido, haverá certificado. Não será dado declaração de participação diferente do certificado, e o festival não se responsabiliza pelo transporte, hospedagem ou alimentação dos alunos.

As dúvidas e outras informações poderão ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , ou através da secretaria do IVL/UNIRIO (tel.: 2542-3312) e Setor Artístico da EM/UFRJ (tel.: 2240-1441).

 

Cursos oferecidos no Instituto Villa-Lobos da UNIRIO
Oficina/curso Professor convidado Professor coordenador Período em setembro Local Sala/Horário Obs.
Viola Fabio Marano Dyan Toffolo 1 a 8 UNIRIO A definir Horário individual marcado com o professor
Piano Roberto Domingos Ingrid Barankosvky 1 a 8 UNIRIO A definir Horário individual marcado com o professor
Formação vocal Ed. Musical Stephan Hoffmann Lilian Justi 3 a 9 UNIRIO A definir Definir sala
Violoncelo Bernhard Lörcher Hugo Pilger 3 a 10 UNIRIO A definir Horário individual marcado com o professor
Orientação vocal singing instruction Holger Speck Carol MacDavid 3 a 10 UNIRIO A definir Haverá concerto ao final do curso
Oboe Thomas Indermühle Luis Carlos Justi 10 a 17 UNIRIO A definir Horário individual marcado com o professor
Trombone Werner Schrietter João Luis Areias 10 a 16 UNIRIO

Sala de trombone

9:00 – 12:00

14:00-17:00

Haverá concerto ao final do curso, no dia 16 ou 17

 

 

Cursos oferecidos na Escola de Música da UFRJ
Oficina/curso Professor convidado Professor coordenador Período em setembro Local Sala Horário Obs.
Piano Michael Uhde Ronal Silveira 3 a 9 EM/UFRJ A definir Horário individual marcado com o professor
Co-repetição Piano Xiayi Yiang   10 a 17 EM/UFRJ A definir Acompanhamento aos alunos e professores
Prática de Banda Sinfônica Will Sanders Marcelo Jardim 4 a 12 EM/UFRJ

SLM

4 a 7: 18h-21h

11: 18h-21h

12: 17h ensaio

Concerto no dia 12, às 19 horas
Trompa Philip Doyle 4 a 16

Sala __

9:00 – 12:00

Horário individual marcadao com o professor
Música de câmara Aloysio Fagerlande 13 a 16

Sala__

14:00-17:00

Concerto no dia 16, às 18 horas

 

Dependendo do número de inscritos e a critério de cada professor poderá haver uma seleção dos alunos ativos e ouvintes, o que ocorrerá no primeiro dia do curso. Os alunos que se apresentarem após a realização da seleção ficarão automaticamente na categoria de ouvintes.

 

Docentes 

 

Bernhard Lörcher, violoncelo. 
Natural de Freiburg, desde muito jovem atuou em orquestras juvenis por toda a Europa. Estudou em Karlsruhe com o Prof. Martin Ostertag e completou sua formação em música de câmara em Viena, com o Quarteto Alban Berg e o Trio Haydn de Viena. Participou de vários grupos camerísticos e em diversos festivais de música, com concertos em toda a Europa. Em 1994, foi vencedor do primeiro prêmio no concurso Mendelssohn, em Berlim. Desde 1999, atua como violoncelista da Filarmônica de Stuttgart, e desde 2001 como violoncelista principal, na mesma orquestra. Veio ao Brasil pela primeira em 2006, e desde então tem atuado no país como professor, palestrante e solista em vários festivais e cursos.

Fabio Marano, Viola
Natural de Roma, fez sua formação musical no Conservatório de Santa Cecília. De 1993 a 1997 estudou com o professor Rainer Schmidt, na Academia de Música de Würzburg, onde graduou-se. Fez parte da Orquestra Sinfônica de Nuremberg, de 1995 a 1998. Foi membro do Quarteto Pellegrini, de 1999 a 2014. Colaborou com diversos outros grupos, tais como o Ensemble Modern de Frankfurt, a Musikfabrik de Colônia, a SWR Orquestra Sinfônica de Baden Baden, a Sinfônica de Freiburg, a Sinfônica da Rádio de Hesse. Desde 2016, faz parte do Collegium Novum Zürich. De 1997 a 2006 foi professor na Academia de Música de Würzburg, em viola e desde 2003 é professor na Academia de Música de Karlsruhe.

Holger Speck, canto
Fundador e diretor artístico do Ensemble Vocal Rastatt e Les Favoritos. Desenvolveu uma sólida reputação internacional destacando-se pelo carisma e conhecimento musical. Participa regularmente de importantes festivais, se apresentando em salas de concerto como a Festspielhaus Baden-Baden, Filarmônica de Mulhouse, Handel Festival Karlsruhe, Festival Europeu de Música de Stuttgart, Schwetzingen Festival, Festival Europeu de Música da Igreja Schwabisch Gmund, e Rhein Vokal Festival. Foi ganhador de prêmios em concursos nacionais e internacionais, com o Vocal Ensemble Rastatt. Suas numerosas gravações receberam aclamação internacional. Atualmente é professor na Universidade de Música de Karlsruhe.

Michael Uhde, piano
Iniciou seus estudos musicais com seu pai, Jürgen Uhde. Estudou com Carl Seemann, na Universidade de Freiburg (Alemanha) e com Bruno Canino, em Milão. Como solista realizou concertos em toda a Europa, EUA e Brasil. Como camerista apresentou-se com os mais variados conjuntos europeus, entre eles "Schumann-Duo" com o violinista Antonio Pellegrini e com o grupo "Schumann-Ensemble", e na música contemporânea com o "Ensemble 13 Baden-Baden" e "Ensemble Recherche" de Freiburg. Michael Uhde é atualmente professor catedrático de piano e vice-reitor da Universidade de Música de Karlsruhe. Ministra regularmente cursos de interpretação em vários conservatórios e universidades em cidades como Aarhus, Tromsö, Helsinke, Esbjerg, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba e Goiania.

Roberto Domingos, piano
Brasileiro, completou seus estudos de piano com Henriqueta Duarte, na Faculdade de Música e Artes do Paraná. Com bolsas de estudo recebidas do DAAD e o CNPq, Domingos fez pós-graduação na Universidade de Música de Karlsruhe com Fany Solter e Dinorah Varsi. Estudou no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, com Rudolf Kehrer. Tornou-se pianista associado na Escola de Música de Karlsruhe, em 1993, e desde 1999 ativamente na Academia. Além de seu trabalho empenhado na universidade, participa regularmente de seminários e master classes, tanto em Alemanha quanto no exterior, e tem sido um membro do júri em vários concursos de piano. Em 2007 foi nomeado professor de piano na Universidade de Música de Karlsruhe por suas realizações e seu trabalho meritório

Stephan Hoffmann, formação vocal e educação musical

Thomas Indermühle, oboé
Natural de Berna, na Suiça. Estudou com Heinz Holliger, na Academia Estadual de Música de Freiburg, e com Maurice Bourgue, em Paris. Foi principal oboísta na Orquestra de Câmara Holanda, em Amsterdam e na Filarmônica de Rotterdam. Em 1974, foi ganhador do primeiro prêmio no concurso internacional, em Praga, e venceu, em 1976, o Concurso de Música ARD Internacional, em Munique. Tem se apresentado como solista em quase todos os países europeus, EUA, Canadá, Japão, Coréia e Austrália. Tem atuado constantemente com o "Ensemble Couperin", bem como regente. Desde 1984 atua como professor no Conservatório de Zurique, e desde 1989 atua como professor de oboé na Universidade de Música de Karlsruhe.

Werner Schrietter, trombone
Estudou na Escola Superior de Música de Heidelberg-Mannheim, com Paul Schreckenberger. Entre 1977 e 1979 foi trombonista da Filarmônica Jovem Alemã e, a partir de 1978 até 1993, trombonista solista da Orquestra Filarmônica do Estado da Renânia. Desde 1990 é membro da Orquestra do Festival de Bayreuth. Atuou como solistas em várias outras orquestras em cidades como Frankfurt, Mannheim e Mainz. Na música de câmara realizou diversas gravações para rádios da alemanha. É membro do quarteto de trombones "Trombonissimo" fundado em 1991 e com o qual realizou concertos na Alemanha, França e Áustria. É professor da Escola Superior de Música de Karlsruhe.

Will Sanders, trompa
Natural de Venlo, na Holanda. Estudou trompa em Maastricht com H.Crüts e E. Penzel. Participou da Orquestra de Jovem na União Europeia. Atuou na Orquestra Nacional de Opera de Mannheim, na Orquestra Sinfônica de Baden/Baden, e na Orquestra Sinfônica da Rádio de Baviera. De 1992 a 1997 foi solista do Festival de Bayreuth. Colaborou com as principais orquestras alemãs dirigidas pelos mais conceituados maestros, tendo sido músico convidado da Orquestra Filarmônica de Viena. Atuou sob a direção de grandes nomes da regência como Claudio Abbado, Lorin Maazel, Georg Solti, Marins Janssons, James Levine e Daniel Baremboin, entre outros. Em 1999 começou a ministrar as disciplinas de trompa e música de câmara como professor catedrático da Escola Superior de música de Karlsruhe. Atualmente é professor de trompa na Escola Superior de Música de Karlsruhe.


Xiayi Yiang, piano correpetição


Professores coordenadores (IVL-UNIRIO e EM/UFRJ)

 

Viola, Fabio Marano
Professor responsável: Dhyan Toffolo
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Violoncello - Bernhard Lörcher
Professor responsável: Hugo Pilger
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Formação vocal – Educação Musical - Stephan Hoffmann
Professora responsável: Lilian Justi
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Singing Instruction - Holger Speck
Professor responsável: Carol Mcdavit
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Oboe – Thomas Indermühle
Professor responsável: Luis Carlos Justi
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Trombone - Werner Schrietter
Professor responsável: João Luiz Areias
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Piano - Roberto Domingos
Professor responsável: Ingrid Barancosky
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Piano – Michael Uhde
Professor responsável: Ronal Silveira
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Trompa – Will Sanders
Professor responsável: Philip Doyle
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Prática de Banda Sinfônica – Will Sanders
Professor responsável: Marcelo Jardim
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Prática de Música de Câmara para sopros
Professor responsável: Philip Doyle e Aloysio Fagerlande
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Cursos oferecidos na Escola de Música da UFRJ
Oficina/curso Professor convidado Professor coordenador Período em setembro Local Sala Horário Obs.
Piano Michael Uhde Ronal Silveira 3 a 9 EM/UFRJ A definir Horário individual marcadao com o professor
Co-repetição Piano Xiayi Yiang   10 a 17 EM/UFRJ A definir Acompanhamento aos alunos e professores
Prática de Banda Sinfônica Will Sanders Marcelo Jardim 4 a 12 EM/UFRJ SLM 4 a 7: 18h-21h 11: 18h-21h 12: 17h ensaio Concerto no dia 12, às 19 horas
Trompa Philip Doyle 4 a 16 Sala ______ 9:00 – 12:00 Horário individual marcadao com o professor
Música de câmara Aloysio Fagerlande 13 a 16 Sala ______ 14:00-17:00 Concerto no dia 16, às 18 horas

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Qua, 13 de Setembro de 2017 16:33
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO