Camerata de Cordas Dedilhadas UFRJ

camerata 6 05 03 2015Criada em 2013 (Congregação de 15 de julho de 2013) como grupo de representação da Escola de Música da UFRJ, vinculada ao projeto de pesquisa: "Música brasileira para cordas dedilhadas: produção, pesquisa e interpretação", apoiado pelo Edital FAPERJ No. 03/2016 – Apoio à Produção e Divulgação das Artes no Estado do rio de Janeiro.

São objetivos do grupo de câmara: pesquisar novas articulações de sonoridades e timbres entre os instrumentos cordofonicos dedilhados tais como: cavaquinho, bandolim, viola de 10 cordas e violões de 6 e 7 cordas, violão tenor e violão requinto; investigar e refletir à luz da poética e da prática interpretativa, os maneirismos, nuances e as inflexões instrumentais características de cada um destes instrumentos; difundir e integrar as obras produzidas ao processo de construção e interpretação de performers, violonistas, bandolinistas, cavaquinistas, guitarristas entre outros cordofonistas, ampliando, reunindo, contextualizando e analisando o repertório selecionado; criar novas formas de diálogo entre departamentos de formação técnico-instrumental e de composição das instituições de ensino superior, assim como outros compositores e músicos convidados que venham contribuir para a pesquisa, que também prevê a participação do corpo discente dos cursos de graduação em composição, bacharelados em instrumentos e licenciatura. Atualmente o grupo prepara o registro fonográfico e as partituras das obras selecionadas para divulgação em página virtual própria.

Integram o grupo de câmara os professores-pesquisadores da UFRJ: Henrique Cazes - cavaquinho; Paulo Sá - bandolim; Marcus Ferrer - viola de 10 cordas; Celso Ramalho - violão requinto; Bartholomeu Wiese - violão de 6 cordas; Marcello Gonçalves - violão de 7 cordas; além de outros músicos-pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação associados ao projeto de pesquisa. A Camerata tem se apresentado em espaços culturais e eventos academicos-científicos tais como: I Encontro Internacional de Cordofones da UFRJ (2015), Centro Cultural do Poder Judiciário, Panorama da Música Brasileira Atual, PERFORMA'17 - ABRAPEM 2017, AMPPOM 2017, FESTFIC 2017, Sítio Burle Marx entre outros.

Contatos através do e-mail ou da da página eletrônica do grupo.