Orquestra Juvenil

Orquestra Juvenil

Institucional >> Conjunto Estáveis

Em funcionamento desde 1995...

A Orquestra Juvenil da UFRJ foi criada pelo maestro André…

More...
Violões da UFRJ

Violões da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado ao violão brasieliro...

Formado em 2003 a partir…

More...
UFRJazz Ensemble

UFRJazz Ensemble

Institucional >> Conjunto Estáveis

Música instrumental brasileira, jazz contemporâneo e música de concerto...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Coro Sinfônico da UFRJ

Coro Sinfônico da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado às grandes obras corais sinfônicas de todos os tempos...

Coro Sinfônico da UFRJ é…

More...
Orquestra de Sopros

Orquestra de Sopros

Institucional >> Conjunto Estáveis

Formada por alunos da disciplina Prática de Orquestra...

Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Cras aliquam, ante quis convallis semper, nunc…

More...
Conjunto Sacra Vox

Conjunto Sacra Vox

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1998 divulgando o repertório sacro de todos os tempos...

O conjunto vocal de câmara Sacra Vox foi fundado…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Notícias Gerais OSUFRJ entre os maiores espetáculos de 2016
OSUFRJ entre os maiores espetáculos de 2016 PDF Imprimir E-mail
Escrito por Francisco Conte   
Qua, 01 de Fevereiro de 2017 00:00

Mais uma vez um conjunto da Escola de Música da UFRJ participa da lista dos dez melhores concertos da temporada 2016 elabora pelo jornal O Globo. Apresentada sem cenário pela Academia de Ópera Bidu Sayão, com a Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ) regida por Priscila Bomfim, a montagem da ópera “Serse”, de Händel , foi agraciada pela tradicional premiação do periódico carioca.

 

A ópera encenada em maio foi a primeira produção da Academia, que foi fundada no ano de 2015 como espaço de formação para jovens artistas líricos no repertório operístico. As récitas tiveram como solistas Beatriz Simões, no papel-título, Lara Cavalcanti, Cíntia Graton, Rafaela Fernandes, Michele Menezes, Luisa Suarez, Flávio Mello, Cícero Pires e Patrick Oliveira.

 

  Foto:Divulgação
  serse
   

A Academia de Ópera Bidu Sayão do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que se inspira em experiências semelhantes de grandes teatros de ópera do mundo, tem por objetivo proporcionar qualificação profissional para cantores, especialmente voltada para o repertório operístico. Isso se dá através do sistema de residência artística de até dois anos de estudos vocais, cênicos e musicais. As atividades desenvolvidas incluem aulas, masterclasses, estudo de repertório, ensaios e concertos, com trabalho focado na expressão musical e dramática. Os alunos participam das produções da temporada do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, assim como de espetáculos especialmente produzidos com finalidades artísticas e pedagógicas, realizados com piano ou orquestra. Seus integrantes são selecionados através de provas anuais.

A Academia homenageia a maior cantora lírica brasileira, cuja carreira internacional a levou aos mais importantes palcos do mundo, com especial destaque para o Metropolitan de Nova York, onde foi uma das mais aclamadas sopranos de sua geração. A coordenação do projeto é do tenor Eduardo Álvares e conta em seus quadros com profissionais do Corpo Artístico do Theatro Municipal, como também com a participação de convidados. A pianista e regente Priscila Bomfim é a maestrina preparadora, o bailarino João Wlamir é o responsável pela preparação e expressão corporal e Bruno Furlanetto, chefe da Divisão de Ópera, pelos estudos de história da ópera.

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Seg, 06 de Março de 2017 16:03
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO