Magnificat de Vivaldi em Música Sacra de Todos os Tempos

A série Música Sacra de Todos os Tempos apresenta na próxima sexta-feira (22), no Salão Leopoldo Miguez, mais um concerto da temporada 2016. Sob a regência de Isabela Freitas, o espetáculo reúne o Coro de Câmara UFRJ, o Coro Juvenil da UNIRIO e a Orquestra Barroca da UNIRIO. Destaque para o Magnificat escrito por Antonio Vivaldi (1678-1741).

Os sopranos Luisa Pimenta e Danielle Nóbrega, o contratenor Sillas Gomes e o ternor Lucas Paixão serão os solistas da obra do compositor italiano. Coro Juvenil e Orquestra de Câmara da UNIRIO. Além do Magnificat, que encerra o programa, o Coro de Câmara da UFRJ apresenta um repertório a cappella, com obras de Carl Nielsen, Francis Poulenc, Arvo Pärt, Ola Gjeilo e Ernani Aguiar, e o Coro Juvenil UNIRIO interpreta Senhor, Eleison, de Isaac Marques.

Isabela Freitas com a Orquestra Barroca da UNIRIO.

O concerto, marcado para as 19h, atende aos requisitos de formatura no curso de Bacharelado em Regência Coral da regente Isabela Freitas, orientanda da professora Valéria Matos. A entrada é fran­ca.

Coros

CORO DE CÂMARA UFRJ. Composto por alunos dos cursos de bacharelado e licenciatura em música, da Escola de Música da UFRJ. O conjunto foi criado especialmente para o concerto. CORO JUVENIL UNIRIO. Formado por 45 jovens na faixa etária de 13 a 25 anos, é resultado de um projeto de extensão da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), coordenado pelo Professor Julio Moretzsohn com a colaboração de alunos dos cursos de música e teatro da Centro de Letras e Artes. O coro vem se destacando na universidade por sua qualidade musical e já realizou diversas apresentações representando a instituição, como na inauguração do Museu de Arte Sacra de Paraty, no Teatro do Jockey, nas Salas Villa-Lobos e Vera Janacopulos (UNIRIO), na Igreja Presbiteriana de Copacabana, no Clube Ginástico Português, na Igreja Santa Margarida Maria, no Salão Leopoldo Miguez (Escola de Música da UFRJ). Em junho de 2016 apresentou o Magnificat de Vivaldi com a Orquestra Barroca da UNIRIO no Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob a direção da regente convidada Isabela Freitas. O repertório do grupo é constituído de canções, tanto à cappella, quanto com acompanhamento instrumental, de diversas épocas e estilos, da música popular e folclórica a música erudita.

Orquestra Barroca da UNIRIO

Seguindo uma tendência que vem ganhando o mundo desde a década de 50 do século passado, a orquestra procura recriar o ambiente sonoro intimista e variegado dos séculos XVII e XVIII. Para isso, desde 2002 utiliza cópias fiéis de instrumentos do período barroco, com suas características particulares reproduzidas com obsessiva atenção. A ideia é proporcionar ao público a experiência de uma volta ao nosso passado sonoro, reestabelecendo o equilíbrio entre os timbres orquestrais originais, e evocando o universo musical que circundava os compositores como Bach, Vivaldi e Rameau – expoentes do período. A formação surgiu como projeto de extensão em 2002, a partir do trabalho da Camerata Quantz, grupo coordenado pela professora Laura Rónai, com a proposta de ser, mais que um conjunto de câmara, uma oficina permanente de interpretação histórica que reunisse professores, alunos e músicos interessados nesse repertório. Os integrantes da orquestra se debruçam sobre tratados esquecidos e partituras ainda não editadas para desvelar hábitos de execução e resgatar antigas técnicas instrumentais. Aprendem a tocar instrumentos que se assemelham a seus equivalentes modernos, mas se distinguem deles em muitos aspectos fundamentais. Cordas de tripa, flautas de madeira, oboés sem chaves, flautas doces e outros instrumentos exóticos como viola da gamba, cravo, espineta, órgão-positivo, viela de roda, violoncelo da spalla, se unem para produzir uma sonoridade de sabor inigualável, digna de reis.

Série Música Sacra de Todos os Tempos
Apresenta o concerto Magnificat Regência: Isabela Freitas Salão Leopoldo Miguez
22 de Julho, sexta-feira, 19h PROGRAMA Coro de Câmara UFRJ Carl Nielsen
Min Jesus, lad mit Hjerte faa Francis Poulenc