176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Concurso Nacional de Piano e Canto de Câmara homenageia Mignone

Como forma de homenagear a obra inovadora de Francisco Mignone, por ocasião dos trinta anos do seu desaparecimento, a Escola de Música (EM) acaba de lançar o Concurso Nacional de Piano e Canto de Câmera da UFRJ. As finais do certame estão marcadas para agosto. Os interessados têm até o dia 15 de julho para se inscreverem. A iniciativa integra as comemorações dos 168 anos da EM, consagradas também à contribuição multifacetada do compositor para nossa tradição musical.
 Foto: Reprodução
 duomignone-maria-josephinax600px
 Mignone com sua esposa, a pianista Maria Josephina, com quem desenvolveu frutífera parceria em recitais a quatro mãos.
  
 Ficha de inscrição e regulamento do concurso
Poderão participar cantores e pianistas brasileiros, naturalizados e estrangeiros residentes no Brasil há mais de cinco anos, com idade entre 18 a 30 anos. Os candidatos deverão escolher um programa contendo três obras de compositores brasileiros eruditos, sendo obrigatória a inclusão de, pelo menos, uma peça do homenageado. Para piano, com duração máxima de 20 minutos. Para canto, de 15 minutos. O programa deverá ser executado de memória. Os primeiros classificados, nas categorias de Piano e de Canto de Câmera, serão agendados para apresentações, ainda em 2016, no Centro Cultural do Poder Judiciário (CCPJ-Rio) – instituição com a qual a EM mantém parceria há vários anos. Outros prêmios serão anunciados em breve. Para o organizador do evento, o professor e pianista Luiz Senise, a ideia é apoiar jovens talentos e divulgar a música brasileira. – O certame, destaca Senise, visa valorizar a obra de compositores nacionais e estimular o interesse de nossos jovens musicistas pelo universo abrangente e variado que nossa música oferece, dando-lhes a oportunidade de demonstrarem suas qualidades, a seriedade de seu trabalho e o valor de sua arte. As inscrições devem ser feitas pessoalmente ou enviadas pelo correio para o Setor Artístico da Escola de Música. Os candidatos precisam anexar à ficha de inscrição um CD ou DVD, com duração máxima de dez minutos, contendo uma ou mais obras do programa escolhido. Demais documentos e informações podem ser consultados no regulamento do concurso. A divulgação do resultado da pré-seleção de candidatos está marcada para o dia 23 de julho. Concorrentes laureados anteriormente em concursos de âmbito nacional estão dispensados da etapa. A apresentação pública dos selecionados, na presença da banca julgadora, acontece nos dias 1, 2 e 4 de agosto. A Banca Examinadora será constituída por músicos de notória capacidade e sua decisão é soberana e irrecorrível. Dela não poderão participar docentes de alunos inscritos no concurso. estrela SERVIÇO
Setor Artístico da Escola de Música da UFRJ, Rua do Passeio nº 98 – Rio de Janeiro. CEP 20.021.290. Telefone: (21) 2240-1441. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)