Music Alive na EM

alivelogoO intercâmbio de cooperação acadêmica Music Alive! realizará, dias 17, 18 e 19, na Sala da Congregação da EM, um Simpósio, com objetivo de divulgar o programa, que há quatro anos promove a troca de experiências entre brasileiros e norte-americanos. Segundo o coordenador, professor Sérgio Álvares, chefe do Departamento de Musicologia e Educação Musical da Escola, o projeto reúne quatro universidades, sendo duas norte-americanas, a West Virginia University (WVU) e a East Caroline University (ECU), e duas brasileiras, a Universidade Federal de Pernambuco e a UFRJ.

"Até agora já participaram cerca de 40 alunos e também 20 professores", informa Sergio. "Os estudantes permanecem um semestre nos EUA, e os docentes, em geral, são convidados para workshops, master classes, congressos científicos e apresentações musicais. Instrumentista e estudioso de teoria, o professor, que morou 12 anos no exterior, comenta que sempre achou interessante para os alunos terem a oportunidade de conhecer outras metodologias e culturas. "Ajuda muito o desenvolvimento profissional e pessoal, dilata a disponibilidade a novas formas de expressão, a visão de possibilidades", assinala o idealizador. No Brasil, o projeto é subsidiado pela Capes e nos EUA, pela Improvement of Post Secondary Education (FIPSE), instituição equivalente, filiada ao ministério de educação do governo americano. As inscrições para a seleção de bolsistas deste ano já estão abertas (veja as informações abaixo).

wvutrio Trio de professores da WVU, no centenário de Villa-Lobos, ano passado, na Congregação

Programação

No programa do Simpósio, as manhãs são dedicadas a workshops, master classes e palestras sobre educação musical, instrumentos de arco e de sopro e improvisação (dias 18 e 19) e as tardes a mesas-redondas, sendo a do dia 17 com docentes, a do dia 18 com os discentes e a do dia 19 com outros envolvidos no intercâmbio, como o Departamento de Letras da PUC, a ECO/UFRJ, a Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e a Funarte. O concerto de abertura será com os professores, no dia 17, às 18:30h, e o de encerramento, com os alunos, no dia 19, também 18:30h. As inscrições precisam ser feitas na segunda-feira, dia 17, pela manhã. O Simpósio é gratuito e aberto ao público. Participe!

Programação detalhada

Segue a programação detalhada do evento.

2ª-feira, 17 de maio

10:00-12:00h

Inscrições abertas a todos os interessados no Hall da Escola de Musica, Rua do Passeio 98, Lapa.

14:00-17:00h:

Mesa Redonda I - Perspectivas Docentes

Abertura Musical: Sacra-Vox

Roberto Macedo – Diretor Adjunto de Graduação em Música, UFRJ

Vitor Amaral – Vice-Coordenador de Relações Internacionais, UFRJ

Michael Lastinger – Pró-Reitor de Relações Internacionais, WVU

George Lies – Diretor de Intercâmbio Acadêmico, WVU

Moderador: Sergio Alvares – Chefe do Dept. de Musicologia e Educação Musical, UFRJ

17:00-18:00h

Workshop do Maestro Jorge Richter (ECU) com a Orquestra Sinfônica da UFRJ sobre a Sinfonia n.º 2 Beethoven

Local: Foyer da EM

Confraternização no Restaurante Ernesto - Lapa