Sacra Vox: Em busca do sagrado

O conjunto Sacra Vox, sob a regência de sua maestrina titular, Valéria Matos, realiza no próximo dia 24 de junho mais um concerto da série Música sacra de todos os tempos. Marcado para 19h, no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música, o espetáculo denominado Em busca do sagrado apresenta peças assinadas por integrantes do Tao Compositores. Grupo de criadores que resgata diferentes tradições religiosas – entre elas, cristianismo, judaísmo, hinduísmo, espiritismo e budismo. A entrada e franca.

sacravoxx600x2016valeriamatosx600x2016
 Acima, formação atual do Sacra Vox. Abaixo,maestrina Valéria Matos regendo o conjunto.

Programa

O grupo Tao é formado pelos compositores Alexandre Ferreira, Azael Neto, Carlos Caeso, Daniel Moreira, Edu Louro e Felipe de Mattos Rocha. Todos apresentam obras no concerto. "Entre o passado e o futuro", de Daniel Moreira, com texto em hebraico, retrabalha tradições religiosas e festivas do Rosh Hashaná, o ano novo judaico. A tradição cristã embasea "Breve Missa", de Edu Louro, sobre versos em latim do ordinário da missa, e para "M'ûnkulu", de Felipe de Mattos Rocha. A composição de Mattos, em Kimbundu, língua africana do grupo Bantu, recupera o conceito de ancestralidade, fundamental na filosofia Bantu, e utiliza referências bíblicas e aos patriarcas da Igreja.

Já o espiritismo marca "(Des)Encarnar", de Alexandre Ferreira, com textos em português, francês e inglês. "Aum", de Carlos Caeso, está construída ao redor da sílaba "Ôm", o mantra mais importante do hinduísmo e outras religiões. Om é a vibração primordial, o som do qual emana o Universo, a força natural básica inerente a todos os fenômenos da natureza e através do qual derivam todas as outras forças. Caeso estabelece, na peça, relações com os dharmas indianos e o hinduísmo, budismo e jainismo.

Por fim, "Encerramento", composta por Azael Neto, denuncia um caráter reflexivo mais geral.

Sacra Vox

O conjunto vocal de câmara Sacra Vox foi fundado em 1998 pela professora Vera Prodan com objetivo de divulgar o repertório sacro de todos os tempos, com especial enfoque nos compositores brasileiros. A partir de 2003 o grupo passa a ser dirigido pela professora Valéria Matos e, desde 2012, conta com a assistência de Bianca Malafaia. O Sacra Vox desenvolve há dez anos o Panorama da Música Coral Sacra Brasileira, que visa difundir a história da música coral sacra no Brasil através de concertos e registros sonoros. Por esse projeto, já foram lançados três importantes CDs – Música Coral Sacra Brasileira nos Séculos XVIII e XIX, Música Coral Sacra Brasileira da Primeira Metade do Século XX e Música Coral Sacra Contemporânea Brasileira.

Dia 24 de junho de 2016, às 19h
Local: Salão Leopoldo Miguez
Rua do Passeio, 98 – Centro Série Música Sacra de Todos os Tempos Apresenta Conjunto Sacra Vox e Conjunto Tao Em Busca do Sagrado
Música Coral Sacra no Século XXI Direção: Valéria Matos Carlos Caeso
Aum Daniel Moreira
Entre o passado e o futuro
Solo: Frederico Oliveira – Baixo Alexandre Ferreira
(Des) Encarnar Azael Neto
Encerramento Edu Louro
Breve Missa Filipe de Mattos Rocha
M'ûnkulu
Solo: Michele Ramos – Soprano CONJUNTO SACRA VOX
Direção Musical: Valéria Matos
Participação Especial: Frederico Oliveira
Assistente de Direção: Bianca Malafaia
Pianista: Rafael Lima
Cantores:
Soprano: Luiza Lima, Maria Gerk, Michele Ramos, Miriã Valeriano;
Contraltos: Beatriz Rodrigues, Bianca Malafaia, Carolin Fressle, Marileia Damasceno;
Tenores: Bruno dos Anjos, Ramon Theobald, Robson Lemos;
Baixos: Eduardo Gutterres, Helio Norat, João Azeredo, Kaique Stumpf.