176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

OSUFRJ se apresenta na Sala Cecília Meireles

A Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ) sobe ao palco da Sala Cecília Meireles, no dia 16 de junho, quinta-feira, para mais um concerto da temporada 2016. Sob a regência de Felipe Prazeres interpreta obras de Gabriel Fauré, Maurice Ravel e Nikolay Rimsky-Korsakov.

 Fotos: Divulgação
 patrickx2016x600pxosufrjxfelipex600x2016
 Taletos jovens. Acima, o pianista Patrick Rodrigues. Abaixo, o maestro Felipe Prazeres.

Marcado para 20h, os destaques do espetáculo são o Concerto para piano em Sol maior de Ravel, que conta com a participação de Patrick Rodrigues, jovem talento do piano, como solista; e o conhecidíssimo Capricho Espanhol de Rimsky-Korsakov.

A OSUFRJ é a mais antiga orquestra do Rio de Janeiro e tem sua origem na Primeira República quando o Instituto Nacional de Música (INM), herdeiro do antigo Conservatório fundado por Francisco Manuel da Silva (1795-1865) em 1848, era a única instituição federal de ensino musical do país. Sob a denominação de Orquestra do Instituto Nacional de Música foi organizada em 1924. Em 1937 o INM foi incorporado à Universidade do Brasil e a orquestra passou a chamar-se Orquestra da Escola Nacional de Música. A partir de 1998, ganhou a direção dos maestros Ernani Aguiar e André Cardoso. Uma de suas principais características, desde sua fundação, é a valorização da produção musical brasileira de todos os tempos, já tendo executado mais de uma centena de obras em estreia mundial.

Regente e solista

O violinista e regente Felipe Prazeres é um dos mais conceituados músicos de sua geração. Graduou-se na UniRio sob orientação de Paulo Bosísio e cursou pós-graduação na renomada Academia de Santa Cecilia, em Roma, na classe de Domenico Nordio. Obteve o primeiro lugar no Concurso Nacional de Cordas de Juiz de Fora, em 1997, no Concurso Interno da Uni-Rio, em 1998, e no Concurso Nacional de Música IBEU, em 1999, e participa ativamente do cenário musical, tendo colaborado com renomados maestros e orquestras nacionais e internacionais. Desde 2001 atua como spalla da Orquestra Petrobras Sinfônica. Atualmente, exerce ainda as funções de regente assistente de Isaac Karabtchevsky e regente da Academia Juvenil, projeto educativo da OPES. É diretor artístico da orquestra Johann Sebastian Rio.

Patrick Rodrigues, jovem talento do piano, vem se destacando como intérprete e acumulando uma série de prêmios. Concluiu seu Bacharelado em piano na classe do professor Jacob Herzog, na Escola de Música da UFRJ, e tem participado de concursos nacionais e internacionais nos últimos quatro anos, tendo sido premiado por duas vezes consecutivas no Concurso Jovens Solistas da UFRJ. Aluno da professora Myrian Dauelsberg, participou de vários recitais, dentre eles o Ciclo Scriabin, aclamado pelo público e pela crítica.

 

SERVIÇO
A Sala Cecília Meireles fica no Largo da Lapa, 47, Centro. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Telefones: (21) 2332-9223 e (21) 2332-9224. Ingressos a R$ 40. Compra pela internet em Ingresso.com.

 

Orquestra Sinfônica da UFRJ
Regência: Felipe Prazeres
Solista: Patrick Rodrigues (piano) Programa Maurice Ravel
Pavana para uma infanta defunta Maurice Ravel
Concerto para piano em Sol maior
Allegramente
Adagio assai
Presto

Solista: Patrick Rodrigues INTERVALO

Gabriel Fauré
Pavana

 

Nikolay Rimsky-Korsakov
Capricho Espanhol, Op. 34
Alborada
Variazioni
Alborada
Scena e canto gitano
Fandango asturiano Duração: 90 minutos

 

Orquestra Sinfônica da UFRJ
Direção artística: Ernani Aguiar

Violinos
Adonhiran Reis, spalla
Fábio Peixoto, spalla
Felipe Prazeres, spalla
Marco Catto, spalla
André Bukowitz
Angélica Alves*
Andreia Carizzi
Her Agapito
Inah Kurrels
Kelly Davis
Marília Aguiar
Mauro Rufino
Ricardo Coimbra
Sônia Katz
Talita Vieira

Violas
Cecília Mendes
Francisco Pestana
Ivan Zandonade
Jessé Pereira
Rúbia Siqueira*
Thais Mendes*

Violoncelos
Eleonora Fortunato
Gretel Paganini
João Bustamante*
Márzia Miglietta
Mateus Ceccato
Paulo Santoro
Ricardo Santoro

Contrabaixos
Larissa Coutrim
Rodrigo Favaro
Saulo Bezerra
Tarcísio Silva
Voila Marques Oboés
Juliana Bravim
Pierre Descaves
Thiago Neves

Fagotes
Mauro Ávila
Paulo Andrade
Pedro Paulo Parreiras*

Trompas
Sérgio Motta
Tiago Carneiro

Percussão
Pedro Moita
Tiago Calderano

* músico em licença

Direção de produção: Vanessa Rocha
Montagem: Paula Buscácio
Monitores: Felipe Damico e Murillo Gandine

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)