UFRJ forma grupos de trabalho para discutir a tragédia de Mariana

Diante da catástrofe decorrente do rompimento da barragem da Samarco em Mariana, Minas Gerais, e considerando a responsabilidade ética da UFRJ com os grandes problemas socioambientais, professores e dirigentes realizaram ontem, 30 de novembro, uma reunião a fim de discutir as contribuições dos grupos de pesquisa da instituição para os atingidos, os municípios, os órgãos ambientais e para ajudar a construir outro futuro social e ambientalmente referenciado do setor da mineração no país, esforço acadêmico que deverá ser articulado com outras universidades, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Encaminhamentos: 1. Constituir grupos de trabalho estruturados nos seguintes eixos temáticos: a. Aportes tecnológicos para outro modelo de mineração, em uma perspectiva prospectiva, focalizando o uso da água, tratamento dos minérios, reúso dos resíduos, energia, tecnologia de barragem.

Coordenador: Romildo Toledo (Coppe) b. Avaliação diagnóstica e governança das barragens no Brasil: elaboração de protocolos.

Coordenadora: Cláudia Morgado (Escola Politécnica) c. Ação nos territórios atingidos, abordando: • Problemas socioambientais: dimensões econômicas, sociais, de infraestrutura, moradia, turismo, antropológicas e culturais.
• Educação e saúde.
• Biodiversidade e ambiente "natural".
• Problemas jurídicos, responsabilidade empresarial e do Estado, determinantes da catástrofe e direitos sociais dos atingidos. Coordenadores: Sérgio Bonecker (Instituto de Biologia), João Torres (Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho) e Maria Fernanda Nunes (CCS) d. Contribuições para novos marcos regulatórios da atividade mineral. • Código de mineração, lei das barragens, normas ABNT (GT11). Discutir os royalties e a alocação de recursos para as pesquisas científica, tecnológica e de P&D, objetivando maior rigor na fiscalização e a definição de políticas que possibilitem alternativas econômicas e sociais ao modelo extrativista. Coordenadores: Eduardo Serra (Escola Politécnica) e Cláudia Morgado (Escola Politécnica) 2. Realizar reunião com os grupos de pesquisa da UFMG e da Ufes, objetivando a articulação dos grupos de pesquisadores e a elaboração de um plano de trabalho. 3. Realizar reunião com a Casa Civil, o Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério de Minas e Energia e Ministério da Educação, objetivando a elaboração de um plano estratégico que viabilize a participação das universidades. Também fazem parte desse esforço reuniões com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), a Agência Nacional de Águas e outras agências governamentais. 4. Elaborar um documento conjunto a ser apresentado ao Conselho Universitário das Instituições. Roberto Leher
Reitor da UFRJ Cidade Universitária, 01 de dezembro de 2015 Participam: Antonio MacDowell de Figueiredo (Coppe)
Cristiano Borges (Coppe)
Cristina A. G. Nassar (Instituto de Biologia)