OSUFRJ apresenta Mozart e Brahms

Nesta segunda-feira, 16/11, a Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ) apresenta seu último concerto da Temporada 2015. O espetáculo acontece no Salão Leopoldo Miguez, às 19h. A entrada é franca Com regência do maestro André Cardoso, titular da OSUFRJ, o programa apresenta a Sinfonia nº 3 de Brahms e o Concerto para Clarineta e Orquestra de Mozart, com o solista Gabriel Peter. Peter está concluindo seu bacharelado em clarineta pela Escola de Música e foi selecionado no Concurso de Solistas 2015. Participa como músico convidado das orquestras sinfônicas do Rio. Estudou com Cristiano Alves, Walter Jr. e José Batista Jr. Em 2013, cursou clarineta com bolsa de intercâmbio na Hochschule fur Musik (Karlsruhe) com os professores Daniel Bollinger, Wolfgang Meyer e Eduard Brunner

Salão Leopoldo Miguez
16 de novembro – 19h André Cardoso, regência Gabriel Peter, clarineta Wolfgang Amadeus MOZART
Concerto para clarineta em Lá maior, K.622
Allegro
Adagio
Rondo. Allegro Johannes BRAHMS
Sinfonia nº 3, Op. 90
Allegro con brio
Andante
Poco allegretto
Allegro

Gabriel Peter iniciou seus estudos aos 13 anos na Escola de Música Villa Lobos, pólo em Paracambi, no Curso Básico de clarineta. Ingressou no curso técnico da Escola de Música Villa Lobos no Centro do RJ aos 15 anos, tendo aulas regulares com o professor José Botelho.No curso técnico teve a oportunidade de participar da Orquestra Sinfônica da Escola de Música Villa Lobos sob a regência do maestro Zdenek Svab participando de gravações com esta orquestra para a Rádio MEC tendo tocado também o choro n.2 de Villa Lobos para clarineta e flauta. Integrou a Orquestra Sinfônica da Faetec de Quintino sob a regência do maestro Alexandre Guiamares e participou da Orquestra Sinfônica da Fatec de Barreto sob a regência do maestro Elias Vicentino. Estudou na Igreja Assembléia de Deus em Marechal Hermes tendo aula com o professor Moisés Santos. Ingressou como spalla da Banda do PIM (Programa de Integração à Musica), sendo também 1ª clarineta da Orquestra do PIM, onde teve a oportunidade de estudar com o professor José Freitas. Aos 18 anos foi aprovado no curso de Bacharelado em Clarineta na UFRJ, tendo aulas com os professores: Cristiano Alves, Walter Jr. e José Batista Jr. Participou do Festival de Música de Domingos Martins-ES, sob a orientação do professor Cristiano Alves tocando na Banda do Festival sob a regência do maestro Dario Sotelo e da Orquestra do Festival sob a regência do maestro André Cardoso. Participou do Festival de Música de Santa Catarina (FEMUSC 2012,2013) sob a orientação dos professores Ovanir Buosi e Cristiano Alves. Participou de Master Class com os professores: Luise Campbel, David Minetti (Capitólio de Toulouse), Michael Collins (Royal Academy of Music), Reiner Wehle (Musikhochschule Lubeck), entre outros. Em 2012, foi aprovado no concurso para integrar o naipe de clarinetas da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem. Participou da estréia no Brasil da trilha sonora do filme mudo de Alfred Hitchcock "The Pleasure Garden" composta por Daniel Patrick Cohen, regência de Cristopher Austin (Royal Academy of Music). Participou do Festival Carlos Gomes 2012, sob a orientação do professor Nivaldo Orsi (OSESP). Participou como músico convidado da Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra Petrobras Sinfônica e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do RJ. Em 2013 foi aprovado no concurso realizado pela UFRJ, tendo assim uma bolsa de estudos para estudar durante um ano na Hochschule fur Musik (Karlsruhe) com os professores: Daniel Bollinger, Wolfgang Meyer, e Eduard Brunner.

André Cardoso. Violista e regente graduado pela Escola de Música da UFRJ, com Mestrado e Doutorado em Musicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Estudou no Brasil com Roberto Duarte e David Machado. Na Argentina realizou curso de aperfeiçoamento com Guillermo Scarabino no Teatro Colón de Buenos Aires. Em 1994 foi o vencedor do Concurso Nacional de Regência da Orquestra Sinfônica Nacional, passando a atuar à frente das principais orquestras brasileiras. Foi maestro assistente da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro entre 2000 e 2007. Como musicólogo publicou os livros "A música na Capela Real e Imperial do Rio de Janeiro", editado pela Academia Brasileira de Música em 2005 e "A música na Corte de D. João VI" pela Editora Martins Fontes de São Paulo, em 2008. É professor de regência e prática de orquestra da Escola de Música da UFRJ, instituição da qual foi diretor em dois mandatos sucessivos, entre 2007 e 2015. Em seus oito anos como diretor os currículos dos cursos de bacharelado e licenciatura foram reformados, inclusive com a criação das novas habilitações em bandolim e cavaquinho. No Programa de Pós-Graduação foi criado o curso de doutorado, o Simpósio Internacional de Musicologia e retomada a publicação da Revista Brasileira de Música. Deu prosseguimento à reforma do Salão Leopoldo Miguez e do Órgão Tamburini e iniciou a reforma do prédio histórico de aulas. Criou, produziu e apresentou o programa Concertos UFRJ na Rádio Roquette Pinto FM (94.1 FM). É membro da Academia Brasileira de Música (cadeira no26) e seu atual presidente e Diretor Artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.