Escola de Música celebra o Fagote

Com curadoria de Aloysio Fagerlande (UFRJ) e de Fabio Cury (USP), a Escola de Música da UFRJ realiza o I Festival Internacional de Fagote, entre os dias 26 e 30 de novembro de 2015, com entrada franca. Os homenageados deste I Festival Internacional de Fagote são Francisco Mignone e Noël Devos. No século XX, Francisco Mignone foi quem compôs, mundialmente, o mais significativo e numeroso repertório para o instrumento.

Devos foi considerado por Mignone o intérprete ideal do fagote, além de ser um dos grandes incentivadores da música brasileira e de inspirar novos profissionais do instrumento. Para que as estruturas, artísticas e pedagógicas, que compõem este festival, pudessem ser idealizadas, planejadas, organizadas e efetivadas, a Escola de Música da UFRJ conta com a colaboração institucional da USP e da UNIRIO, além do apoio DAAD/ Alemanha/University of Karlsruhe, J.Püchner, Bernd Moosmann GmbH, Fox Products Corporation, Gebrüder Mönnig - Oscar Adler & Co, Armazém do Sopro/SP, e MBCases.

Os concertos serão apresentados pela Orquestra da CESGRANRIO e as Master Classes estarão sob responsabilidade de representantes de diferentes países, a saber: Afonso Venturieri (Brasil/Suiça), Benjamin Coelho (Brasil/EUA), David-Tomas Realp (Espanha/Alemanha), Fabian Contreras (Argentina), Frank Först (Alemanha), Franz Jürgen Dorsam (Alemanha/ Portugal), Matthias Rácz (Alemanha/Suiça).

As oficinas e palestras serão ministradas por Francisco Formiga, Mauro Ávila, Cristina Pôrto e Adolfo Almeida Jr. E a Mesa-Redonda que tem por título Francisco Mignone e o fagote”, contará com a participação de Noël Devos, Maria Josefina Mignone, José Botelho e Celso Woltzenlogel. Nesse contexto artístico e pedagógico, a excelência dos profissionais responsáveis pelas atividades desta grande iniciativa, fará com que, seguramente, o objetivo de fundamentar “novos valores e visões para a Perfomance do instrumento” projetado pelos curadores do I Festival Internacional de Fagote seja concretizado.