Alexandre Rachid é atração da série Concertos Tamburini 2015

O professor e organista Alexandre Rachid é atração deste mês na Série Internacional de Órgão da UFRJ – Concertos Tamburini 2015, promovida pela Escola de Música (EM). Rachid se apresenta na próxima terça-feira, dia 27, no Salão Leopoldo Miguez.

Marcado para às 19h e com entrada franca, o programa do concerto inclui obras de J. S. Bach, Cesar Franck e Olivier Messiaen, entre outros compositores. A série recebe o nome do instrumento, instalado na Escola de Música desde 1954. Com 4.620 tubos, quatro manuais, pedaleira e 52 registros reais foi construído pela Fabbrica D'Organi Comm. Giovani Tamburini da cidade de Crema (Itália), fundada pelo organeiro Giovanni Tamburini (1857-1942) em 1893. O Órgão Tamburini, que passou por várias reformas ao longo do tempo, é um dos poucos instrumentos do gênero instalado em uma sala de concertos no Brasol. A curadoria da série é do próprio Rachid.

Alexandre Rachid

Doutor em Música (Área: Linguagem e Expressão Musical; Subárea: Composição Musical) pela UNIRIO (2012). Mestrado em Música (Órgão / Práticas Interpretativas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Bacharel em Órgão (1988) pela Escola de Música da UFRJ. Bacharel em Composição Musical (1996) pela Escola de Música da UFRJ. Licenciatura em Educação Artística (1998) pelo Conservatório Brasileiro de Música. Bacharel em Odontologia (1984) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é professor Adjunto de Órgão da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Programa CONCERTOS TAMBURINI 2015
Escola de Música da UFRJ – Salão Leopoldo Miguez Entrada Franca Alexandre Rachid, órgão J. S. BACH
Fantasia e Fuga, G menor, BWV 542 Cesar FRANK
Coral nº 2, Si menor Olivier MESSIAEN