OSUFRJ participa das celebrações dos 120 anos de amizade Brasil-Japão

Em 5 de novembro de 1895, o Ministro Plenipotenciário do Brasil na França, Gabriel de Toledo Piza e Almeida, e seu homólogo japonês, Arasuke Sone, firmaram, em Paris, o Tratado de Amizade, de Comércio e de Navegação entre as duas nações. Com o acordo, as relações diplomáticas entre Brasil e Japão se iniciaram formalmente. Desde a assinatura do acordo os imigrantes japoneses no Brasil cresceram em número e hoje formam a maior sociedade nikkei do mundo, estimada em 1, 6 milhões de pessoas. Na contramão, calcula-se que mais de 200 mil brasileiros tenham optado por viver no Japão.

Foto: Ana Liao
 osufrjfelipeprazeres
 Felipe Prazeres rege a OSUFRJ em um programa que contempla, além do concerto de Paganini, a Quinta Sinfonia de Beethoven.

Para comeorar os 120 anos de amizade Brasil-Japão, uma série de eventos nas áreas de economia, cultura e arte acontece, ao longo de 2015, nos dois países. Com um concerto dia 21, quarta-feria, às 20h, na Sala Cecília Meireles, a Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ), sob regência de Felipe Prazeres, participa das celebrações. O destaque do prgrama é o jovem violonista japonês, naascido nos Estados Unidos, Ryu Goto que executa o dificílimo Concerto para violino nº 1, de Niccolò Paganini. Como complemento, o músico oferece dia 29, entre 9h e 12h, master class na Escola de Música.

Com uma vasta e crescente audiência na Ásia, América do Norte e Europa, Ryu Goto, que iniciou a carreira aos sete anos, já se apresentou como solista de importantes orquestras. Entre elas a Orquestra Sinfônica de Londres, a Orquestra de Câmara Orpheus, a Filarmônica de Xangai, a Orquestra Sinfônica Nacional dos EUA, a Orquestra Filarmónica de Londres, a Sifônica Toscanini da Itália, a Orquestra Sinfônica da Nova Zelândia, a Sinfônica de Bamberg, a Nova Orquestra Sinfônica da Bulgária, a Orquestra da Juventude da União Europeia, a Orquestra Sinfônica de Vancouver e a Orquestra Filarmónica KZN, da África do Sul. Ryu tem se destacados em salas de concertos de prestígio, como o Carnegie Hall, o Kennedy Center, o Tokyo Suntory Hall, a Sydney Opera House, o Grande Teatro de Xangai, o Taipei National Concert Hall, o Vienna Musikverein, o Munich's Herkulessaal e o Philharmonic Hall Gasteig.

O regente

Felipe Prazeres é um violinista que vem se dedicando à regência nos últimos anos. Prazeres iniciou seus estudos aos onze anos e , aos quatorze, já atuava como solista frente à Orquestra Petrobras Sinfônica. Graduo-se na Uni-Rio, sob orientação de Paulo Bosisio. Cursou pós graduação na renomada Academia de Santa Cecilia, em Roma, na classe de Domenico Nordio. Obteve o primeiro lugar no Concurso Nacional de Cordas de Juiz de Fora, em 1997, no Concurso Interno da Uni-Rio, em 1998, e no Concurso Nacional de Música IBEU, em 1999. Atuou como solista ao lado das principais orquestras do Brasil, dentre as quais merecem destaque a Opes, OSB, OSPA, OSBA, OFES e ORSEM. Colaborou com renomados maestros, como Isaac Karabtchevsky, Armando Prazeres, Carlos Prazeres, Roberto Tibiriçá, André Cardoso, Silvio Barbato, Ernani Aguiar, dentre outros. Participou de master classes, como executante, com Augustin Dumay, Camila Wicks, Pierre Amoyal, Domenico Nordio, Boris Belkin, Ole Bohn, dentre outros artistas de prestígio. Participa ativamente do cenário brasileiro e internacional de música, tanto como solista quanto camerista. Há 9 anos também ministra aulas no festival Cinves em Juiz de Fora. Desde 2001, atua como spalla da Orquestra Petrobras Sinfônica e recentemente exerce também as funções de maestro assistente de Isaac karabtchevsky e Regente da Academia Juvenil da Opes.

Na função de regente, já esteve a frente de orquestras como a World youth Symphony na Itália, Opes, OSBA e ORSEM. estrela SERVIÇO
A Sala Cecília Meireles fica no Largo da Lapa, 47, Centro. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Telefones: (21) 2332-9223 e (21) 2332-9224. Ingressos a R$ 40.

Programa Niccolò Paganini (1782-1840)
Concerto para violino nº 1 em Ré maior, Op. 6
Allegro maestoso – Tempo giusto