Conhecendo a UFRJ: universidade nos preparativos para receber 14 mil visitantes na próxima semana

Nos próximos dias 12 e 13 de agosto, a UFRJ realiza mais uma edição do Conhecendo a UFRJ. Durante os dias do evento estudantes do Ensino Médio e de cursos pré-universitários terão à sua disposição informações sobre os cursos de graduação da universidade e sua relevância social. O evento busca orientar os estudantes de Ensino Médio na escolha da trajetória a ser seguida no Ensino Superior, fazendo com que eles se apropriem desse espaço que é público e direito de todos. Este ano, a universidade estima receber 14 mil visitantes, entre alunos e professores de Ensino Médio, cerca de 7 mil em cada dia.
  Vídeo Promocional

A programação do evento tem início com uma mesa de abertura que informa os estudantes sobre as formas de acesso aos cursos de graduação, a estrutura da universidade e seu programa de assistência estudantil. Em seguida, abrem-se simultaneamente oito espaços de palestras, cada um com uma programação distinta, ministradas pelos coordenadores de diferentes cursos da UFRJ a serem frequentados de acordo com o interesse dos estudantes. Além disso, os participantes poderão visitar os estandes, orientados pelos alunos de graduação da UFRJ, onde terão um contato mais próximo com as especificidades de cada curso, assim como as possibilidades de atuação no mercado de trabalho e na área de pesquisa. Serão realizadas oficinas de Teste de Habilidade Específica (THE), pré-requisito para alguns cursos da UFRJ, ministradas por alunos de graduação e coordenadas por docentes do curso de Comunicação Visual. Outra atração para o público é a "Tenda Cultural", onde há apresentações das produções artísticas desenvolvidas pelos grupos culturais da universidade, formados por alunos, técnico-administrativos e docentes. O Conhecendo a UFRJ acontecerá na Escola de Educação Física e Desportos, na Cidade Universitária, e as inscrições foram realizadas exclusivamente pelas instituições de ensino, através da página da Pró-reitoria de Extensão, com 55% das vagas para as escolas da rede pública de ensino e 45% para as escolas da rede privada de ensino. Compromisso com a universidade pública A comunidade da UFRJ encontra-se em greve, mas acredita que a realização do Conhecendo a UFRJ é um meio de firmar o compromisso da universidade pública, gratuita e de qualidade com uma atividade que contribui para a democratização do acesso aos cursos de graduação da nossa universidade. O Conhecendo a UFRJ é coordenado e produzido anualmente pela Pró-reitoria de Extensão, através de sua equipe técnica, contudo, é importante ressaltar que para o sucesso do evento, conta-se com a colaboração de outros setores da UFRJ, como a Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, a Pró-reitoria de Gestão e Governança, a Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação, a Escola de Educação Física e Desportos e a Prefeitura Universitária.