Regendo uma Escola integrada com a comunidade

Em solenidade no dia 10 de agosto no Salão Leopoldo Miguez, o Reitor da UFRJ, Professor Roberto Leher, investiu no cargo de Diretora da Escola de Música, à professora Maria José Chevitarese, e a sua Vice-Diretora, professora Andrea Adour. Para conhecer um pouco os planos da gestão O Leopoldo entrevistou a diretora para o quadriênio 2015-2019.

Foto: Rafael Reigoto
 maria-jose-2015x300px

Em entrevista concedida no dia 8 de julho, Maria José Chevitarese destacou de seu programa de trabalho, algumas ações que pretende desenvolver no quadriênio 2015- 2019. No elenco das ações emergenciais está a melhoria do acesso a rede sem fio em todos os prédios ocupados pela Escola de Música. Informou ainda que incluída neste mesmo projeto encontra-se a revitalização do Laboratório de Informática para a Graduação – LIG, que será instalado no Edifício Ventura. A esse respeito, pode-se noticiar que, o trabalho e empenho da Diretora junto a órgãos competentes da UFRJ, desde que seu nome foi homologado pela Congregação da Unidade e encaminhado à Reitoria, fará com que o projeto seja brevemente executado. Outra ação emergencial de sua gestão é a instalação de divisórias no andar destinado à Escola, no Edifício Ventura. O processo de planejamento e licitação, iniciado na gestão do Professor André Cardoso, permitirá que a Biblioteca Alberto Nepomuceno seja nele alojada, assim como tornará possível que toda uma ala do 21º andar seja dividida em acordo às reais necessidades dos programas de pós-graduação. A Secretaria dos Departamentos, inserida no novo Regimento da Escola de Música, que foi aprovado na gestão anterior, será também instituída, no menor tempo possível De suas muitas propostas de gestão, salientou a necessária criação de espaços de convivência no Prédio I, Prédio II e no Edifício Ventura. E justificou a necessidade da criação destes espaços, fazendo saber que, além de não existir nestes espaços um local onde professores, técnicos administrativos, músicos e alunos possam se reunir para interação, ou, troca de idéias sobre propostas de trabalho, a ela sempre incomodou o fato de pais e avós de alunos ficarem esperando, em pé, o término das aulas. A promoção, a cada semestre, de uma semana de atividades que envolvam alunos, familiares e comunidade em geral, em atividades como oficinas e palestras incluída em seu programa de gestão, deve-se ao fato de os quadros docente e técnico da Escola de Música conviverem com diferentes segmentos da comunidade a ela externos, em razão do desenvolvimento de seus cursos que vão desde a Musicalização Infantil, até os de Doutorado, sem contar com o público presente em concertos e óperas.  E em razão disso e por isso, considera que será de importância fundamental para a produção do conhecimento sistematizar o contato com o público externo, ouvindo a todos que buscam na Escola um diferencial para suas vidas. Seja este diferencial de formação escolar, seja para apaziguar por meio da arte as dificuldades e angústias, ou seja, para comemorar as vitórias. Como não poderia deixar de ser, informou que a Coordenação da Pós- Graduação da Escola de Música terá seu total apoio, com vista a que a cada nova avaliação, seu conceito junto a CAPES,que hoje tem nota 4, alcance a nota máxima. Noticiou que o Simpósio Internacional de Musicologia que tem por tema Trânsitos Culturais será realizado, no período de 10 a 14 de agosto, em concomitância à Semana do Aniversário da Escola de Música que este ano completa 167 anos, e que terá a apresentação de uma récita da Ópera O Professor de Música, de Pergolesi, no dia 12, às 19h. Abraçando a decisão da UFRJ, que desde 2007 por meio da Resolução de nº 9 de seu Conselho Superior, - CONSUNI-, estabelece "a criação de novos mecanismos de acesso à Universidade", a Professora Maria José Chevitarese tem como uma das metas de sua gestão, a abertura de um Curso de Preparação ao THE (Teste de Habilitação Específica) À pergunta final da entrevista sobre a participação da Escola de Música no espaço, que anteriormente era ocupado por uma casa de shows da cidade do Rio de Janeiro, conforme vontade expressa pelo Reitor Roberto Leher em discurso proferido na cerimônia de sua posse, a Professora Maria José Chevitarese opinou sobre a criação de uma Curadoria com Representantes das Unidades Acadêmicas das áreas de conhecimento das artes e de um plano de cultura a ser elaborado por esta curadoria.