176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Brasil Ensemble participa das comemorações dos 70 anos da ABM

Em mais uma iniciativa que, no mês de julho, comemora os 70 anos da Academia Brasileira de Música (ABM), o Brasil Ensemble se apresenta dia 28, terça-feira, no Espaço Guiomar Novaes, anexo à Sala Cecilia Meirelles. 

 Foto: Rafael Reigoto
 zeze-300-2015
 Maria José Chevitarese, idealizadora e regente do grupo.

 

Em recitais marcados para às 12h30 e 18h30, o coro, sob a regência da sua maestrina titular, Maria José Chevitarese, executará obras de Francisco Mignone, João Guilherme Ripper, Ronaldo Miranda, Ernst Widmer, Lindenbergue Cardoso, Sérgio Vasconcellos-Corrêa, Aylton Escobar, Ernst Mahle e Marlos Nobre. Ao piano, Cristiano Vogas. Os ingressos custam 10 reais e podem ser adquiridos no Ingresso.com e na bilheteria da Sala.

ABM

Fundada em 14 de julho de 1945, por Heitor Villa-Lobos, seguindo padrões da Academia Francesa, a ABM reúne personalidades de destaque no meio musical brasileiro nas áreas de composição musical, interpretação e musicologia. O grande compositor carioca, primeiro presidente da instituição, deixou, em testamento, metade de seus direitos autorais para serem aplicados pela instituição na difusão de sua obra, dos demais acadêmicos e da música brasileira em geral. Dois anos depois da fundação, o Decreto Federal 23.160 de 06 de junho de 1947 considerou a Academia um órgão técnico-consultivo do governo federal.

 

Com o tempo a Academia tornou-se um centro de referência para todos os músicos, lançando projetos audaciosos como a "Bibliografia Musical Brasileira", banco de dados sobre música brasileira feita no Brasil e no exterior, o "Banco de Partituras de Música Brasileira" e as séries "Brasiliana" e "Trajetórias", sendo a primeira com concertos de música brasileira e, a segunda, com depoimentos de músicos importantes do Brasil. Em número de 40, os membros são eleitos pelos próprios acadêmicos.

 

estrela Serviço

A Sala Cecília Meireles fica Largo da Lapa, 47 – Lapa. Telefones: (21) 2332-9223 (21) e 2332-9224. Correio eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Mais informações no site da Sala.

 

 Programa Francisco Mignone
Missa n6 (1967)
Kyrie
Sanctus
Agnus Dei João Guilherme Ripper | Luisa Kurtz (soprano), Carla Antunes (mezzo) e Marcelo Coelho (barítono)
Magnificat (2004)

Ronaldo Miranda | *Rafaela Fernandes (soprano)
Santa Clara, Clareai (2007) – Poema de Manuel Bandeira*
Mistério do Vento (2005) – Poema de Fernando Pessoa Ernst Widmer
Gira Estrela, das "Três Canções de Natal" op.126 (1980) Lindenbergue Cardoso
Forrobodó da saparia (1982) Sérgio Vasconcellos-Corrêa
Anda à roda (1988) Aylton Escobar
Sabiá, coração de uma viola (1971) Ernst Mahle
Carimbó – Suíte de cantos paraenses (1982)
Meu papagaio
Siriri
Jacaré
Mulatinha
Lavadeira
Mamãe pila milho
Mariquinha
O pau rolou
Vamo acaba co'este samba

 

Marlos Nobre
Cancioneiro de Lampião op.52 (1980)
Muié rendêra
É lamp, é lamp, é lampa
Cantigas de Lampião

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)