176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Guillermo Scarabino rege a OSUFRJ na Sala Cecília Meireles

O maestro Guillermo Scarabino, diretor artístico do Teatro Colón de Buenos Aires, é a atração dos próximos concertos da Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ). Ele rege a orquestra em duas apresentações na Sala Cecília Meireles que destacam obras de Beethoven e Brahms.

 

Os concertos acontecem dias 12 e 13, ambos às 20h, com ingressos a 40 reais. No programa, a abertura do balé As Criaturas de Prometeu e o Concerto Tríplice, op. 56, para violino, violoncelo, piano e orquestra ? ambas obras escritas por Ludwig van Beethoven. E. finalizando, a Sinfonia nº 1, op. 68, de Johannes Brahms. Formado por Marco Catto (violino), Mateus Ceccato (violoncelo) e Luciano Magalhães (piano), o Trio UFRJ será solista do Concerto Tríplice.

 

 Foto: Divulgação
 Guillermo Scarabino
  

O maestro

Com uma sólida formação musical que inclui formação em Composição (Universidade Nacional de Rosario, Argentina) e pós-graduação em Teoria Musical (Eastman School of Music da Universidade de Rochester, EUA), Guillermo Scarabino estudou regência sob a orientação de professores Washington Castro, Laszlo Halasz, Igor Markevitch e Hans Swarowsky. Na Argentina ocupou a titularidade das orquestras de Mar del Plata e da Universidade Nacional de Cuyo (Mendoza). Como maestro convidado regeu mais de quarenta orquestras em dez países da América e Europa. Com a Orquestra Acadêmica do Teatro Colón, a qual esteve vinculado por sete anos desde sua criação, realizou apresentações no Festival Internacional de Canterbury (Inglaterra) e na Exposição Mundial de Hanover (Alemanha). O ensino de direção orquestra ganhou relevo em sua carreira. Durante sua estadia em Mendoza fundou cursos de verão com a participação de estudantes de vários países da América Latina. Posteriormente teve a seu cargo os cursos da Academia Internacional de Verão de Concepción (Chile), dos cursos interamericanos Venezuela (patrocinado pela Organização dos Estados Americanos) e do programa regional de Especialização e Aperfeiçoamento em Direção Orquestral das fundações Antorchas (Argentina), Vitae (Brasil) e Andes (Chile). Também ministrou cursos na Escola de Música da UFRJ e master classes na UFMG, Penn State University e University of South Carolina (EUA). Ocupou também cátedras nas Universidades Nacionais de La Plata e Católica Argentina. A obra musicológica de Scarabino inclui vários artigos e livros sobre Alberto Ginastera, o Grupo Renovação e a regência orquestral. Por essa significativa contribuição recebeu o reconhecimento da Fundação Héctor I. Astengo (Rosário), do Konex (Buenos Aires) e da Fundação de Críticos de Música da Associação da Argentina, além de prêmios concedidos por entidades públicas e privadas da Argentina, Brasil, Estados Unidos, Espanha, Alemanha, França e Grã-Bretanha. Fez parte também do júri do Concurso Internacional de Alberto Ginastera em suas edições de Buenos Aires, Madrid e Las Palmas de Gran Canaria. Atualmente é diretor artístico do Teatro Colón de Buenos Aires. estrela SERVIÇO
A Sala Cecília Meireles fica Largo da Lapa, 47 – Lapa. Telefones: (21) 2332-9223 (21) e 2332-9224. Correio eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Mais informações no site da Sala.

 

Programa

 

Ludwig van BEETHOVEN As criaturas de Prometeu, op. 43
Abertura Adagio - allegro molto con brio Concerto Tríplice, op. 56, para violino, violoncelo, piano e orquestra
Allegro
Largo
Rondo alla Polacca Solista: Trio UFRJ
Marco Cato (violino)
Mateus Ceccato (violoncelo)
Luciano Magalhães (piano)

 

Intervalo Johannes BRAHMS Sinfonia nº 1, op. 68
Un poco sostenuto - Allegro
Andante sostenuto
Un poco allegretto e grazioso
Adagio - Allegro non troppo, ma con brio

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)