Brasil-Ensemble lança CDs em recital na EM

Em um duplo lançamento no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música o Brasil Ensemble-UFRJ apresenta dia 26 de maio, terça-feira, às 18h30, seus mais recentes trabalhos. Sob a regência de sua maestrina titular, a professora Maria José Chevitarese, o coral canta obras dos CDs Alberto Nepomuceno – 150 anos e Imagens do Brasil, gravados recentemente pelo grupo. O recital tem entrada franca.

Brasil-Ensemblex2015

CORAL BRASIL ENSEMBLE-UFRJ
Regente: Maria José Chevitarese
Piano: Claudia Feitosa

Sopranos: Amanda Mara Rizzoto Vidal Pessoa, Danielly Souza, Indhyra Barboza, Isabela Cristina Campos, Kamille Vasconcelos Távora, Luisa Kurtz, Mariana de Araújo Gomes, Marilda Santanna, Michele Menezes, Michele Ramos, Rafaela Vieira Fernandes, Raiza Ramos Costa, Tatiana Nogueira.
Contraltos: Anacris Monteiro, Ana Lara Galhano Mangeth, Beatriz Simões, Carla Antunes, Francielle Idala Dias, Helena Lopes Giachini, Rosely Rodrigues de Azevedo, Susan Cruz, Vivian Fróes Ferrão.
Tenores: Anderson Bruno da Silva de Azevedo, Fábio de Sá, Felipe Tenório, Guilherme Fonseca Gonçalves, Kaique Costa Stumpf, Rafael Bezerra, Rafael Gonçalves, Raphael Linhares de Almeida Macedo, Ramon Teobaldo, Zangerolame Tabosa.
Baixos: Cyrano Moreno, Fernando Lourenço, Francisco de Salvo Carriço, Gilmar do Nascimento, Jessé Bueno, Leonardo Soares, Lúcio Zandonadi, Ulisses Areias de Paiva César.

O CD dedicado a Nepomuceno, considerado pai do nacionalismo na música de concerto brasileira, conta com 15 faixas da autoria do compositor e Elegia heroica à glória de Alberto Nepomuceno, de Henrique Oswald. Na homenagem, idealizada e coordenada por Chevitarese, participam, além do Brasil Ensemble, a Orquestra Sinfônica da UFRJ, sob regência de Ernani Aguiar, o organista Eduardo Biato, a pianista Claudia Feitosa e o maestro André Cardoso. São solistas os cantores Beatriz Simões (soprano), Carla Antunes (mezzo-soprano), Inácio de Nonno (barítono), Indhyra Barboza (soprano), Michelle Ramos (soprano) e Vivian Fróes (mezzo-soprano). O CD foi gravado na Escola de Música e na Igreja Luterana do Rio de Janeiro. O disco adere às comemorações do sesquicentenário de nascimento do compositor, ocorrido em 2014. Destinado à difusão da música brasileira de concerto em geral, e também da obra do compositor, no Brasil e no exterior, o CD traz um encarte em português e em inglês e terá distribuição gratuita. O objetivo é contemplar ONGs e instituições na área de música e dança para utilização do material como fonte de informação cultural e formação de acervo.

Imagens do Brasil

Já Imagens do Brasil - Século XX e Século XXI, com regência, direção geral e musical de Chevitarese, percorre um repertório que abrange quase cinco décadas da criação musical brasileira, com obras corais dos séculos XX e XXI. A mais antiga delas é a Missa n. 6, de Francisco Mignone, escrita em 1967 em memória a Villa-Lobos no ano em que este completaria seu 80º aniversário. Fazem ainda parte do disco interpretações de Stabat Mater, de Antonio Vaz, dedicada à própria maestrina do coral; Nunc Dimiltis, de Roberto Macedo; Gloria para Coro Duplo, do compositor Eduardo Biato; e uma versão do Magnificat, de João Guilherme Ripper, interpretada com piano e coro, em acordo à nova proposta do compositor. Haverá sorteio do CD Alberto Nepomuceno – 150 anos e distribuição gratuita de Imagens do Brasil.

estrela SERVIÇO
A Escola de Música da UFRJ fica na Rua do Passeio, 98 — Lapa.