Rememorar a trajetória do piano na cena cultural do Rio é a proposta da “Pianolatria Carioca” ? evento que integra as comemorações dos 450 anos da cidade. Dois recitais, marcados para os dias 20 e 27 de maio, no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música, percorrerão através de peças para piano solo e câmara quase 210 anos de história do instrumento: desde que aqui aportou em 1808, entre os instrumentos musicais trazidos pela corte de D. João VI, até a contemporaneidade.
A expressão "pianolatria carioca" chama atenção para o prazer do povo da cidade em ouvir e tocar piano. Os pianos estavam em todos os cantos e recantos do Rio, o que mereceu do poeta e escritor Olavo Bilac, na virada do século XIX para o XX, uma crônica em que populariza o termo. Nela o poeta das estrelas chama o Rio de Janeiro de "cidade melômana", já que segundo ele "aqui tudo se faz por música ou com música".
A história do piano será contada, informa a professora Nadge Breide, idealizadora da iniciativa, através da música que difundiu o pianismo nos preceitos artístico-pedagógicos do Conservatório Imperial de Música, posteriormente denominado Instituto Nacional de Música, passando a Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil, e atualmente Escola de Música da UFRJ (EM).
Os recitais, que acontecem sempre as 18h30, com entrada franca, integram o projeto Piano Ad... Libitum, coordenado pela docente, e contarão com comentários estéticos de Paulo Peloso. No repertório, entre outras atrações, uma cuidada seleção de peças apresentados dos saraus do século XIX e nas primeiras décadas do XX. Ocasiões festivas em residências particulares e em academias, marcadas pela apresentação conjunta de vários artistas executando música vocal e instrumental, solo e câmara.
O resgate do formato dos recitais coletivos, afirma Breide, possibilita o contato com obras do passado, tanto remoto quanto recente, além de permitir o diálogo entre a linguagem musical das obras e entre as diversas interpretações. Tal proposta só se tornou possível, sublinha a docente, com participação de intérpretes professores da EM e ex-alunos, atualmente militando em outras instituições de ensino.
? Anima-nos, conclui, a crença na importância da prática docente como parte do ensino do instrumento ? quer na manutenção e transmissão do repertório pianístico, quer como modo de formar e informar novas plateias.
SERVIÇO
A Escola de Música da UFRJ fica na Rua do Passeio, 98 — Lapa.
Pianolatria carioca Comentários – Prof. Dr. Paulo Peloso Dia 20 de Maio às 18:30 Salão Leopoldo Miguez EM/ UFRJ Programa SIGISMUNG NEUKOMM (1778-1858) Sonata para piano à 4 mãos (1819) Piano - Patrícia Bretas e Josiane Kevorkian ANTONIO CARLOS GOMES (1836- 1896) Conselhos (1884) Texto: Dr. Velho Experiente* Quem sabe (1859/60) Texto: Bittencourt Sampaio Piano - Luiz Senise Canto – Veruschka Mainhard FRANCISCO MANUEL DA SILVA (1795- 1865) Marrequinha de Iaiá (1853) Texto: Francisco de Paula Brito ALBERTO NEPOMUCENO (1864-1920) Trovas n. 1 (s/d ) Texto: Magalhães Azeredo Piano – Luiz Senise Canto - Ricardo Tuttmann ERNESTO NAZARETH (1863-1934) Cruz, perigo!!! (polca 1879) Primorosa (valsa 1885) Remando (tango 1896) Piano - Sara Cohen ALBERTO NEPOMUCENO (1864-1920) Folhas D’ Álbum n. 1 (1891) HENRIQUE OSWALD (1852-1931) Barcarole op. 14 n.4 (s/d) Piano – Inês Rufino HENRIQUE OSWALD (1852-1931) Elegia (1898) Piano – Luiz Senise Cello - Marcus Ribeiro ALFREDO BEVILACQUA (1874-1942) Transcrição sobre Otelo de Verdi (1900) Piano – Raisa Richter ALBERTO NEPOMUCENO (1864-1920) Romance (1908) Piano – Luiz Senise Cello - Marcus Ribeiro VILLA LOBOS (1887-1959) Choro n. 5- Alma Brasileira (1925) F. MIGNONE (1897-1986) Prelúdios IV e VI (1932) Piano – Nadge Breide FRUTUOSO VIANNA (1896-1976) 7 Miniaturas sobre temas brasileiros (1932) Piano – Sara Cohen RADAMÉS GNATTALI(1906-1988) Ponteio, Roda e Baile (1931) Piano – Eduardo Henrique
(*) Pseudônimo atribuído a Antônio Carlos Gomes | | Coordenação – Profa. Dra. Nadge Breide DIA 27 DE MAIO ÀS 18:30 SALÃO LEOPOLDO MIGUEZ EM/ UFRJ
Programa JOSÉ VIEIRA BRANDÃO (1922-2002) Adivinhação (1938) Texto: Martins D'Álvares
Piano - Luiz Senise Canto – Veruschka Mainhard VILLA-LOBOS (1887-1959) Impressões Seresteiras (1936) Piano - Cecília Pessini LORENZO FERNANDEZ (1897-1948) Seresta e Jongo (1942) Piano Ronal Silveira CLÁUDIO SANTORO (1919-1989) Prelúdio n.1 (2ª série 1957) Acalanto da Rosa (1957) Texto: Vinícius de Moraes
Piano – Luiz Senise Canto- Veruschka Mainhard CLÁUDIO SANTORO (1919-1989) Ouve o Silêncio (1958) Texto: Vinícius de Moraes
Piano – Luiz Senise Canto- Ricardo Tuttmann CAMARGO GUARNIERI (1907- 1993) Ponteio n.30, 45 e 49 (1955-1959) Piano – Cristiano Vogas OSVALDO LACERDA (1927-2011) Ponteio n. 3 (1964) Piano - Cecília Pessini OSVALDO LACERDA (1927-2011) Brasiliana n. 5 (1969) I. Desafio; II. Valsa; III. Lundu; IV. IV. Cana- Verde. RONALDO MIRANDA (1948) Suite III (1973) I. Allegro; II. Allegretto; III. Lento-Mais animado-Enérgico-Lento; IV. Allegro gracioso.
Piano - Inês Rufino MARLOS NOBRE (1939) Homenagem a Arthur Rubinstein (1973) Piano - Ronal Silveira MARISA RESENDE (1944) Contrastes (2001) Piano - Tatiana Dumas ALMEIDA PRADO (1943-2010) Cartas Celestes XVIII - o céu de Macunaíma (2010) I. Galáxia do redemoinho; II. Constelação do índio; III. Nebulosa da coruja; IV. Interlúdio - o sol e a lua; V. Constelação batucada - a festa no céu.
Piano - Ingrid Barancoski CAIO SENNA (1959) Cidades Indivisíveis (2011) Piano - Sara Cohen ALEXANDRE SCHUBERT (1970) Retratos de Manhumirim (2014) Piano - Tamara Ujakova MARLOS NOBRE (1939) Dengues da Mulata desinteressada (1966) Texto: Ribeiro Couto
Piano – Luiz Senise Canto - Ricardo Tuttmann |
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