176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Festival de Música Antiga na EM

Inteiramente dedicado à prática e ao estudo do repertório dos séculos XIII ao XVIII, a quinta edição do Festival de Música Antiga da UFRJ acontece de 11 a 15 de maio na Escola de Música. Da programação constam oficinas, workshops e mesas redondas, além de uma série de concertos. Todas as atividades têm entrada franca e estão abertas à comunidade de alunos, professores, músicos e aos amantes da música em geral.

 

 Foto: Divulgação
 sami
 Sami Bordokan faz concerto de música tradicional árabe e dá workshop sobre o tema..

A temática deste ano, informa Michelini, professora do departamento Instrumentos de Sopro e coordenadora do evento, aborda a relação entre a música e a dança desde a Idade Média até o período Barroco. Segundo a professora, essas manifestações artísticas estão relacionadas desde suas origens e se influenciam mutuamente. A amplitude e importância da música de dança são tamanhas, destaca, que qualquer estudante, mesmo o não especialista no repertório antigo, terá contato com ela em algum momento da sua formação acadêmica.

 

Música de dança

Na Idade Média os primeiros registros de música notada para instrumentos, isto é, sem letra, são de saltarellos, baladas e outras danças. Não raro, encontram-se em obras devocionais indicações de peças para serem dançadas, como a coletânea espanhola Livro Vermelho de Montserrat, do século XIV. A partir do século XV e, sobretudo no século XVI, com o aperfeiçoamento da notação musical e o advento das edições impressas, a música de dança proliferou em toda a Europa, constituindo o principal gênero do repertório, quase todo instrumental, da Renascença. Ainda que o registro musical anterior seja formado, quase exclusivamente, por peças vocais voltadas à liturgia, havia uma forte e consolidada prática de improviso instrumental para a dança, prática preservada na cultura oriental, destaca Michelini. No período Barroco a música de dança, afirma, irá se sofisticar e assumir um caráter quase autônomo, especialmente na corte francesa. São desse período as várias suítes, ou sequências de danças pré-determinadas, para instrumentos harmônicos como o cravo, ou para pequenos grupos de câmara e orquestras. Elas se fizeram presentes até meados do século XVIII e, como o repertório estava vinculado às cortes, entraram em decadência com as monarquias europeias.

O Festival

Além de trazer à tona este repertório, o V Festival de Música Antiga da UFRJ pretende discutir aspectos estilísticos e performáticos da música de dança. Questões ainda pouco estudadas ou informações raramente difundidas, como a correspondência entre ornamentações musicais e passos agregados na coreografia, andamento e caráter relacionados a tempo e modo, acentuação e ritmo, serão discutidas por professores e especialistas. A programação contempla vários períodos e repertórios. Em destaque, as oficinas de Dança Renascentista, Dança Barroca e Prática de Orquestra Barroca, destinadas a músicos estudantes e profissionais, bailarinos e público em geral (no caso de dança), e um concerto de música tradicional árabe a cargo do alaudista Sami Bordokan. Conceituado músico, compositor e cantor, Bordokan estudou música no Líbano entre outros países árabes e, no Brasil, coordena um grupo de músicos apresentam músicas e canções do repertório clássico, folclórico e popular do Oriente Médio assim como composições próprias e improvisos - Acreditamos, conclui a coordenadora, que o festival será uma oportunidade ímpar para que estudantes de música possam complementar seus estudos em história e interpretação musical, tanto pela participação ativa nos cursos oferecidos como pela apreciação do repertório e do contato com cópias dos instrumentos antigos nos vários concertos.

 

estrela SERVIÇO

A Escola de Música da UFRJ fica na Rua do Passeio, 98 e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro, no Largo da Lapa, s/nº. O formulário online de inscrição para o festival pode ser acessado aqui, mais informações podem ser obtidas na página do evento no Facebook. 

PROGRAMAÇÃO 

 

estrela 2ª FEIRA - 11/05 14h às 16h - Sala da Congregação
Oficinas: Dança Renascentista e Barroca
Helder Parente e Osny Fonseca 16h às 17h30 - Salas 21 (Prédio 2)

 Foto: Divulgação
 orquestrabarroca
  
 conjunto-musica-antiga-uff-500px
 Acima, Orquestra Barroca da Unirio. Abaixo, conjunto Música Antiga da UFF.
Oficina: Prática de Orquestra Barroca
Cordas: Lucas Bracher
Sopros: Gilberto Casério 19h30 - Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro
Concerto de abertura: Suítes Reais
Orquestra Barroca da Unirio
Direção: Laura Ronái estrela 3ª feira - 12/05


14h às 16h – Salão Leopoldo Miguez
Oficinas: Dança Renascentista e Barroca
Helder Parente e Osny Fonseca 16h às 17h30 – Salão Leopoldo Miguez
Oficina: Prática de Orquestra Barroca
Gilberto Caserio e Lucas Bracher 19h - Salão Leopoldo Miguez
Concerto: Música para bailarinos e baladeiros
Ensemble Galanteria estrela 4ª FEIRA - 13/05 14h às 16h – Salão Leopoldo Miguez
Oficinas: Dança Renascentista e Barroca
Helder Parente e Osny Fonseca 16h às 17h30 – Salão Leopoldo Miguez
Oficina: Prática de Orquestra Barroca
Gilberto Casério
estrela 5ª FEIRA - 14/05

17h – Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro
Concerto: As artes das Musas
Conjunto Música Antiga da UFF estrela 6ª feira - 15/05

 

10h às 12h – Sala da Congregação
Workshop: Introdução à Música Árabe
Sami Bordokan 14h30 às 16h – Salão Leopoldo Miguez
Ensaio Geral: Oficinas de Dança e Prática de Orquestra Barroca 17h – Salão Leopoldo Miguez
Concerto de Encerramento: Grande baile
Resultados das Oficinas de Dança e Prática de Orquestra Barroca
Participação de técnicos e docentes da UFRJ

19h – Salão Leopoldo Miguez
Concerto: Música Tradicional Árabe
Sami Bordokan (alaúde e voz)

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)