Antonio Meneses, Doutor Honoris Causa da UFRJ

Em 16 de março de 2015, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, em sessão solene do seu Conselho Universitário realizada no Salão Leopoldo Miguez, outorgou o título de Doutor Honoris Causa, maior benemerência concedida pela Universidade, ao renomado violoncelista Antonio Meneses.

Foto: Rafael Reigoto
 antoniomeneses2015x400a
 Antonio Meneses, André Cardodo, Jorge Ranevsky e os Violoncelistas da UFRJ
 Veja a cobertura fotográfica da cerimônia na galeria de imagens do site

Por tradição, o título de Doutor Honoris Causa é concedido por consideração e homenagem a pessoas que não tenham apresentado uma tese acadêmica, mas que se destacam nas Artes, nas Letras ou na preocupação com problemas humanos. E foi em consideração e homenagem ao talento de Antonio Meneses na área musical e por sua contribuição à cultura nacional que o Departamento de Arco e Cordas Dedilhadas da Escola de Música propôs que o título de fosse a ele concedido. A partir da concessão do título, Antonio Meneses passa a receber o mesmo tratamento do corpo de doutores acadêmicos da UFRJ, como se tivesse feito um doutoramento convencional, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro passa a ter seu prestígio enriquecido pela qualidade do trabalho e pela carreira que ele desenvolveu internacionalmente. A cerimônia de entrega do título contou com a presença de personalidades da área musical, como o Maestro Henrique Morelenbaum, os pianistas Celina Szrvinsk e Michael Uhde, vice-reitor da Escola Superior de Música de Karlsruhe, na Alemanha, a cravista Rosana Lanzelotte e o violoncelista Hugo Pilger, professor da UNIRIO. E, compondo a Comissão de Honra que acompanhou Meneses, estavam Alceu de Almeida Reis, representando a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal e Orquestra Sinfônica da UFRJ, e Marcos Ribeiro, professor substituto de violoncelo da Escola de Música. Seu raro talento foi destacado no discurso proferido pelo também Doutor Honoris Causa, Edino Krieger, responsável pela saudação ao homenageado, e nas palavras do Reitor da UFRJ, Carlos Antonio Levi da Conceição, do Pró-Reitor de Extensão, Pablo Cesar Benetti, do Decano do Centro de Letras e Artes, Flora de Paoli Faria, do proponente da entrega do título, Jorge Kundert Ranevsky, do representante do Departamento de Arco e Cordas Dedilhadas, Celso Ramalho, e do Diretor da Escola e Presidente da Academia Brasileira de Música, André Cardoso. Meneses agradeceu a homenagem e, emocionado, relembrou sua trajetória de muita dedicação à música. Após a cerimônia foi realizado um concerto com os Violoncelos da UFRJ. Foram apresentadas duas peças, Modinha da Bachianas Brasileiras no.1, de Villa-Lobos, e Em louvor dos Santos Reis - primeiro movimento da Violoncelada, composição do maestro Ernani Aguiar, regente do concerto.