Recital e conferência com Soares Brandão

Conhecido por um novo estilo de piano, o pianista, compositor e criador Otávio Henrique Soares Brandão realiza nesta segunda-feira, 1º de dezembro, um recital-conferência na Escola de Música (EM). Na ocasião lançará também seu último álbum em DVD intitulado "O novo Piano".

Resposta a Schaeffer X, faixa do novo álbum do músico.

O evento acontece às 18h, na Sala da Congregação. A entrada é franca. Brandão ganhou em 2007 o prestigiado prêmio Qwartz d´Honneur (Prix Qwartz des Nouvelles Musiques) atribuído pela prefeitura de Paris e pelo Ministério da Cultura e Comunicação da França a músicos e grupos que contribuem para a renovação musical. Soares Brandão estudou composição na EM e, em 1977, embarcou para a França para seguir seus estudos com Pierre Schaeffer.

O contato com um dos mais importantes criadores da música do século passado o marcou profundamente. Em especial, o "Tratado de Objetos Musicais", de Schaeffer, lhe propiciou uma base seu trabalho de criação, interpretação e técnica instrumental ao piano.

De volta ao Brasil, em 1990, Brandão dedicou-se à pedagogia experimental da música, criando a orquestra Afro Brasileira, responsável pela formação dos componentes da bateria da Escola de Samba de Mangueira (RJ), em parceria com a socióloga Íbis Ferreira Soares Brandão. Residindo atualmente em Goiania, continua a compor e a contribuir para a renovação da música no Brasil.

Parte I
Interpretações experimentais
(Classificação de Luca Chiantore)

Preludio nº 1, 2, e 3 de JS Bach do Cravo Bem Temperado, Volume I.
Trenzinho Caipira de H Villa-Lobos
Se essa rua fosse minha (Folclore basileiro)

Parte II
Autoral Tocata para Ibis, de Soares Brandão