176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Regina Lacerda e Gertrud Mersiovsky encerram comemorações dos 60 anos do órgão Tamburini

As organistas Regina Lacerda e Gertrud Mersiovsky concluem a série de concertos, inaugurada em setembro, em que a Escola de Música (EM) da UFRJ comemora os 60 anos da inauguração do órgão de tubos Tamburini. Sempre às 19h e com entrada franca os concertos acontecem no Salão Leopoldo Miguez nos dias 11 e 18 de novembro. 

 
Foto: Divulgação
 reginalacerda
 Regina Lacerda executa um programa bastante diversificado.

Lacerda apresenta um programa com obras de J. S. Bach, Dimitri Cervo, Felix Mendelssohn e César Franck. Mersiovsky, por seu turno, realiza um recital integralmente dedicado a J. S. Bach.

Regina Lacerda é graduada em piano e órgão, e mestre na área de órgão pela Escola de Música da UFRJ. Atuou como professora de órgão na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e professora substituta na Esc. de Música da UFRJ. Atua como organista da ARI - Assoc. Religiosa Israelita do Rio de Janeiro e da Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro. Apresentações como organista e pianista acompanhadora em recitais e gravações de CDs com obras de autores contemporâneos e antigos, estrangeiros e brasileiros.

Gertrud Mersiovsky é formada em Órgão, Cravo e Piano pela Escola Superior de Música de Freiburg, Alemanha, com Walter Kraft e Fritz Neumeyer; e Órgão e Composição pela Academia Santa Cecília de Roma sob orientação de Fernando Germani. Doutora em Música pela UFRJ (Tese: "O Órgão da Escola de Música da UFRJ"). Bolsista do DAAD/CAPES no Intercâmbio Científico entre Brasil e Alemanha para Professores Doutores e Pós-Doutores, com publicação da obra "Organo Pleno e Retórica Musical nos Prelúdios e Fugas de Johann Sebastian Bach", dentre outras publicadas também no Brasil e na Alemanha.

Professora de Graduação e Pós-Graduação da Escola de Música da UFRJ lecionou no Conservatório Nacional de Lisboa e realizou masterclasses, cursos e palestras no Mozarteum de Salzburg e em Universidades no Brasil, Argentina, Uruguai e México. 

O Tamburini

 Fabricado em Cremona, pela Fabbrica D'Organi Comm Giovani Tamburini, fundada pelo famoso organeiro Giovanni Tamburini (1857-1942) em 1893, o órgão foi projetado especificamente para o Leopoldo Miguez e inaugurado em 13 de agosto de 1954. Com 4.620 tubos, 52 registros reais, 4 manuais (teclados) e pedaleira com 32 foi projetado por Fernando Germani (1906-1998), professor do Conservatório Santa Cecilia, em Roma, e organista do Vaticano. De 2010 a 2012 o instrumento foi reformado e restaurado pela Família Artesã Rigatto. Teve refeito seus tubos, someiros e foles e ganhou transmissão digital. O órgão foi dotado ainda de gravador, reprodutor e conexão midi. 

A curadoria dos concertos comemorativos é do professor Alexandre Rachid, responsável pelas disciplinas do instrumento na EM. 

Dia 11 de novembro de 2014 – 19h
Salão Leopoldo Miguez
SÉRIE "ÓRGÃO TAMBURINI - 60 ANOS" REGINA LACERDA, órgão Programa J. S. BACH
Praeludium pro Organo Pleno BWV 552 DIMITRI CERVO
Chacona F. MENDELSSOHN
Sonata em fá menor op. 65 no 1
Allegro moderato e serioso
Adagio
Andante recitativo
Allegro assai vivace CÉSAR FRANCK
Coral no 3 em lá menor

*** 

Dia 18 de novembro de 2014 – 19h
Salão Leopoldo Miguez
SÉRIE "ÓRGÃO TAMBURINI - 60 ANOS" GERTRUD MERSIOVSKY, órgão Programa J.S.BACH
Prelúdio e Fuga em dó menor BWV 546
"Schmücke dich, o liebe Seele" (a 2 Clav. e Pedale) BWV 654
Sonata em Trio em dó maior nº 5 BWV 529
Prelúdio e Fuga em mi menor BWV 548

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)