UFRJ Carioca tem prazo prorrogado para 9 de novembro

Em 2015 a mui heróica Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro completa 450 anos. A UFRJ é parte desta história... pelo menos desde 1792, quando foi criada a Academia Militar, que daria origem à nossa Escola Politécnica. Em 1808 nasceu a Faculdade de Medicina, em 1816 a Escola de Belas Artes, em 1818 o Museu Nacional, em 1848 o Conservatório de Música, hoje Escola de Música.

rio 450 anosTambém o Rio de Janeiro é parte inseparável da vida e história da UFRJ. Ambas histórias e vidas se entrelaçam. Fomos Universidade do Brasil, somos uma Universidade Federal, mas estamos no passado e no presente da cidade... com nossos museus e prédios históricos, que inscrevem no espaço urbano a vida universitária e fazem da UFRJ guardiã de parte expressiva do patrimônio cultural do Rio; com nossos hospitais e outros serviços prestados à comunidade; com eventos científicos, culturais e artísticos. Sem falar das atividades de ensino, pesquisa, extensão, das assessorias a organizações governamentais e não governamentais, tudo contribui para tecer os laços de algo que é muito mais que uma vizinhança, uma coexistência, uma localização ou um endereço. SOMOS UMA UNIVERSIDADE CARIOCA, que vive e se engaja na cidade. Como se engajam e se engajaram na história política da cidade, em vários momentos decisivos da história da nação, os nossos estudantes : nas lutas pelo ingresso do Brasil na Segunda Guerra Mundial, pelo Petróleo é Nosso, contra a ditadura militar, por "Diretas já", "Fora Collor" e, mais recentemente, nas Jornadas de Junho de 2013.

Por tudo isso, a UFRJ também se prepara para celebrar os 450 anos da cidade. Com esse objetivo, abrimos um canal de colaboração com o Comitê Rio 450, de modo a incorporar à programação oficial da cidade as atividades promovidas pela Universidade relativas à cidade e seu aniversário.

Neste sentido, a reitoria da UFRJ solicita a todos que encaminhem à Superintendência de Difusão Cultural do Fórum de Ciência (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) informações sobre as atividades, eventos e iniciativas que podem integrar a Programação do ciclo UFRJ Carioca – Rio 450 Anos e, consequentemente, a Programação Oficial dos 450 anos da cidade. São bem vindos todos os eventos, iniciativas e atividades artísticas, culturais, científicas, voltadas para o público acadêmico ou para o público em geral, que, de uma maneira ou de outra, tenham a ver com as mais diversas dimensões da cidade e da vida urbana : da economia à geomorfologia, da história às engenharias, da saúde à música e literatura, da arquitetura à política, todas as áreas e disciplinas podem e devem promover atividades relacionadas à cidade em 2015.

O prazo para enviar o formulário para o Fórum de Ciência e Cultura é dia 09 de novembro. O formulário deve ser preenchido e enviado em anexo para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..