O Diletante, ópera de João Guilherme Ripper, estreia na EM

As Escolas de Música, Belas Artes e Comunicação da UFRJ apresentam O Diletante, ópera cômica em um ato composta por João Guilherme Ripper, com estreia mundial marcada para 25 de setembro, no Salão Leopoldo Miguez. Baseada na peça homônima de Martins Pena, um clássico do teatro de costumes brasileiro, o libreto em português e a música foram encomendados a Ripper pela Escola de Música (EM) em comemoração aos 20 anos do projeto Ópera na UFRJ – iniciativa que já levou à cena, desde 1994, 17 espetáculos.

Vídeo: CoordCOM/UFRJ

Récitas

Salão Leopoldo Miguez da UFRJ: 25 de setembro, quinta-feira, 19h; 26 de setembro, sexta-feira, 19h; 27 de detembro, sábado, 17h; e 28 de setembro, domingo, 16h.

Teatro Municipal de Niterói: 01 de outubro, quarta, 19h.

Theatro D. Pedro, Petrópolis: 02 de outubro, quinta, 19h.

Auditório Horta Barbosa, Centro de Tecnologia da UFRJ: 06 de outubro, segunda, 17h e 20h.

Teatro Municipal de Macaé: 16 de outubro, quinta, 19h, e 17 de outubro, sexta, 20h.

Acompanhe a cobertura do evento na galeria de imagens do site

Ripper, que é professor da EM e atualmente dirige a Sala Cecília Meireles, já escreveu Domitila (2000), Anjo Negro (2003), Piedade (2012) e Onheama (2014). Considerado um dos compositores brasileiros contemporâneos que mais se dedicou ao gênero operístico, O Diletante, com duração de pouco mais de uma hora, é sua primeira incursão no universo cômico.

A montagem traz como solistas alunos da Escola de Música. Os barítonos Cyrano Sales e Jessé Bueno se revezam no papel de Quintino; os sopranos Luíza Lima e Michele Ramos encarnam Josefina; os barítonos Fernando Lourenço e Marcelo Coelho dão vida a Gaudêncio; os mezzosopranos Beatriz Simões e Déborah Cecília interpretam Merenciana; os tenores Bruno dos Anjos e Daniel Marinho, Marcelo; e Camila Marlière, Costança.

O maestro André Cardoso está à frente da direção geral da montagem. Na direção musical, Marcelo Coutinho, professor do Departamento de Canto. José Henrique Moreira, da Direção teatral da ECO, é o responsável pela concepção cênica. Desirée Bastos e Andrea Renck, docentes da EBA, coordenam respectivamente as equipes de figurino e cenografia. Coro e Orquestra Sinfônica são da UFRJ. Regência de André Carfdoso e Jean Molinari.

Serão ao todo quatro récitas no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música. Dias 25 e 26, às 19h; dia 27, às 17h; e dia 28, às 16h. Depois o espetáculo segue em itinerância, sendo apresentado no Teatro Municipal de Niterói, no Theatro D. Pedro de Petrópolis, no Auditório Horta Barbosa do Centro de Tecnologia da UFRJ, e no Teatro Municipal de Macaé.

Homenagem ao mundo da ópera

ripper2014-600px
 Ripper é hoje o mais importante compositor da cena operística brasileira.

O Diletante é uma bem-humorada homenagem ao mundo da ópera e aos amantes do gênero. Mantendo a estrutura e o espírito do texto de Martins Pena, Ripper adaptou o original de 1844 para a Copacabana dos anos 50. Momento importante na cultura brasileira, em que o "Brasil começa a se descobrir", como assinala o compositor, e musicalmente marcado pelo nascimento da Bossa Nova. O cenário é a sala do apartamento de Quintino, rico comerciante italiano, que alimenta uma paixão desmedida por La Traviatta, de Verdi.

Seu maior desejo é fazer com que a família compartilhe o amor que sente pela música italiana. A filha, Josefina, e a esposa, Merenciana, são a todo momento chamadas a cantarem trechos da ópera de Verdi. Para completar as trapalhadas, Quintino insiste em casar Josefina com um tenor e, desta forma, completar o elenco doméstico.

Ópera na UFRJ

Criado em 1994 por iniciativa de alunos de graduação da Escola, Ópera na UFRJ é um dos mais bem sucedidos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos na UFRJ. Envolve atualmente um contingente de mais de cem docentes, discentes e técnico-administrativos da instituição, e proporciona um campo importante de qualificação acadêmica e profissional para estudantes de graduação de música, artes plásticas, teatro e dança.

A estreia mundial de O Diletante marca também os 90 anos da OSUFRJ. Criada em 1924 com a denominação  de Orquestra do Instituto Nacional de Música, realizou seu concerto inaugural em 25 de setembro.

estrela Serviço

Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ: Rua do Passeio, 98, Centro, RJ, Tel.(21) 2262-8742. Teatro Municipal de Niterói: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói, Tel.(21) 2620-1624. Theatro D. Pedro, Petrópolis: Praça dos Expedicionários, s/nº, Centro, Petrópolis, Tel. (24) 2235-3833. Auditório Horta Barbosa: Centro de Tecnologia da UFRJ, Av. Athos da Silveira Ramos, 149, Bloco A, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Tel. (21) 3938-7008. Teatro Municipal de Macaé: Av. Rui Barbosa, 780, Centro, Macaé, Tel.(22) 2759-0889.

estrela Repercução

Ópera cômica revisita um Rio Pré Bossa Nova, matéria publicada no jornal O Globo (27/09/2014)

"O Diletante" é 100% UFRJ, matéria publicada no Jornal da Adufrj (12/10/2014)