176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Shawn Smith rege a Orquestra de Sopros

O maestro norte-americano Shawn Smith conduz nesta quinta-feira, 11 de setembro, mais um concerto da temporada 2014 da Orquestra de Sopros da UFRJ. Marcado para às 19h, o espetáculo acontece no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música. A entrada é franca.

 

 Foto: Divulgação
 
  

O maestro convidado é professor de regência e diretor de bandas da Universidade da Carolina do Norte, em Charlotte, nos Estados Unidos, Smith é especialista no repertório para bandas sinfônicas e doutor em artes musicais e educação musical pela Universidade do Arizona.

Smith está no Brasil a convite do professor Marcelo Jardim, diretor musical da Orquestra de Sopros, e participará de várias ações do projeto "O Ensino da Regência para o Maestro da Banda: Música e Tradição nas Bandas de Música do Brasil".

 

Programa

O concerto abre com "Batuque", obra do compositor e ex-professor da Escola de Música, Murilo Santos. Jésus Figueiredo, regente principal da Orquestra de Sopros, conduz a apresentação. Em seguida Shawn Smith rege "Hymn for the Lost and Living", do compositor Eric Ewasen ? peça que homenageia, exatos treze anos após o atentado, as vítimas dos ataques terroristas às torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York. O espetáculo segue, ainda sob a batuta de Smith, com "Cenas do Louvre", de Norman Dello Joio, que em cinco movimentos que retrata o famoso museu, e finaliza com "Vesuvius", do compositor Frank Ticheli, peça inspirada na tragédia da cidade italiana de Pompeia, destruída em 79 d. C. em uma grande erupção do vulcão Vesúvio. Na sexta-feira o maestro Shawn Smith ensaia a bandas da FAETEC de Marechal Hermes e de Nilópolis. Estas iniciativas, que fazem parte do projeto "O Ensino da Regência para o Maestro da Banda", são abertas aos regentes de bandas comunitárias. Os ensaios ocorrem, das 14:00 às 16:00, na FAETEC de Marechal Hermes, e das 16:30 às 18:30, na FAETEC de Nilópolis

 

11 de setembro de 2014 (quinta-feira), 19:00
Salão Leopoldo Miguez, Escola de Musica da UFRJ

ORQUESTRA DE SOPROS DA UFRJ
Regente: Prof. Jésus Figueiredo,
Regente convidado: Shawn Smith (North Caroline University at Charlotte, EUA) Programa Murilo Santos
Batuque Eric Ewasen
Hymn for the Lost and Living Norman Dello Joio
Cenas do Louvre Frank Ticheli
Vesuvius

 

Shawn Smith é diretor de Bandas e Professor Associado de Regência na Universidade da Carolina do Norte, em Charlotte, EUA. É doutor em artes musicais e diplomado em prática instrumental pela Universidade do Estado do Arizona, e mestre em música e bacharelado em educação musical pela Universidade do Estado de Louisiana e Universidade Estadual de Boise, respectivamente. Atua regularmente como regente convidado, palestrante e professor com conjuntos profissionais e educacionais em todo os Estados Unidos e em festivais de música no Brasil. Como um professor de escola pública, o Dr. Smith atuou como Diretor de Bandas e Orquestra em uma das maiores escolas de ensino médio em Idaho. Como um membro do corpo docente da Texas A & M Corpus Christi, Smith recebeu a Texas A & M Ensino Prêmio de Excelência do Sistema duas vezes, e foi incluído no catálogo de mérito dos professores americanos. É membro da Associação dos Educadores Musicais da Carolina do Norte, CBDNA e da WASBE. Jésus Figueiredo é Bacharel em Regência, em Órgão de Tubos e Mestre em Acústica Musical pela Escola de Música da UFRJ, onde atualmente é professor substituto de Regência e Prática Orquestral. Desde 1999 é maestro assistente do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e atua regularmente com a Orquestra Sinfônica do TM na preparação e regência de Óperas e Balés. Recebeu prêmio de primeiro lugar em regência de Ópera na 4ª Edição do Concurso Nacional da Ópera de San Juan. Desde 2010 é professor da Universidade de Barra Mansa, onde ministra aulas de Análise Musical, Harmonia e Regência. Já esteve à frente de diversas orquestras, e entre as principais estão a Orquestra de Câmara do Amazonas, Orquestra Sinfônica Brasileira Ópera & Repertório, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Filarmônica do Ceará, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Orquestra Acadêmica do Teatro Colón de Buenos Aires, Orquestra da Universidade Nacional de Cuyos (Argentina), Orquestra da Ópera de San Juan (Argentina), Orquestra Sinfônica da UFRJ e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Como maestro de Coro de Ópera, recebeu o Prêmio Sharp (1999) e o Prêmio APCA de melhor CD de Música Erudita (1998) pela gravação em CD da ópera Colombo de Carlos Gomes realizado pela UFRJ. É atualmente o Maestro Titular do Coro Ópera Brasil.

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)