176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

UFRJ e UFBA promovem Simpósio de Práticas Interpretativas

A Escola de Música sediará de 6 a 8 de novembro o I Simpósio em Práticas Interpretativas UFRJ-UFBA. Iniciativa dos programas de pós-graduação dessas duas universidades, o evento, que conta com apoio da FAPERJ, discutirá as práticas interpretativas em música no âmbito da graduação e da pós-graduação brasileiras ? um campo de investigação recente no país e no cenário internacional das pesquisas acadêmicas.

 

 Cartaz: Marcia Carnaval
 cartazpraticasinterpretativas2014-300px
  

Além de especialistas da UFRJ e da UFBA, o Simpósio contará com participação de pesquisadores da UNIRIO, UFMG, UFRGS e USP.

 

Conforme destaca a chamada do evento, as práticas interpretativas, por serem atividades essencialmente artísticas, apresentam peculiaridades que a distinguem das demais atividades acadêmicas, o que cria uma situação de falta de uniformidade das metodologias de pesquisa, formatos para apresentação, publicação e circulação de informações adotadas nessa área. Os interessados têm até 14 de outubro para submissão de propostas e até 22 de outubro para inscrição como ouvinte.

 

A divulgação dos trabalhos selecionados está marcada para 22 de outubro. Serão aceitos trabalhos nas modalidades recitais-conferência, apresentações artísticas, seminários e artigos. As normas gerais de apresentação e os critérios de seleção podem sem consultados no link respectivo. O endereço eletrônico para submissão de trabalhos e inscrições é Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Detalhes e informações em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Integram a comissão organizadora do evento os pesquisadores Aloysio Fagerlande (UFRJ), Ana Paula da Matta Machado Avvad (UFRJ), Lucas Robatto (UFBA) e Heinz Schwebel (UFBA). Já a comissão editorial, além desses docentes, conta com a participação da professora Maria Alice Volpe (UFRJ).

 

Programação

Dia 06 de novembro, quinta-feira

  
9h30 – Sala da Congregação
Abertura. Participação do Quinteto Experimental de Sopros da EM 10h – Sala da Congregação
Mesa-Redonda 1.  André Cardoso (Diretor da EM/UFRJ), Marcos Nogueira (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música da EM/UFRJ), Lucas Robatto (Coordenador do Mestrado Profissional em Música da UFBA), Eduardo Lakschevitz (Coordenador do Mestrado Profissional do IVL / UNIRIO), Catarina Domenici (Coordenadora do PPGM da UFRGS/Presidente da ABRAPEM), Mauricio Freire Garcia (Diretor da Escola de Música da UFMG).
Tema: As Práticas Interpretativas na Universidade Brasileira”  14h - Sala da Congregação
Recital 1. Duo Oboé e piano (UNIRIO) Luis Carlos Justi, oboé; Katia Balloussier.

 

14h30 - Sala da Congregação 
Recital 2. Catarina Domenici (UFRGS), piano.

 

15h - Sala da Congregação 
Recital 3. Duo Flauta e Clarineta (UFBA), João Liberato e Marcio Costa.

 

15h30 - Sala da Congregação 
Recital 4. Duo de guitarras românticas (UNESPAR), Fabio Scarduelli, Orlando Fraga.

 

16h - Sala da Congregação 
Recital 5. Quarteto de Fagotes (UFRJ), Raquel Carneiro, Jeferson Souza, Pedro Paulo Parreiras Emilio, Carlos Bertão.

 

16h30 - Sala da Congregação 
Recital 6. Quarteto da UFBA , Suzana Kato.

 

17h - Sala da Congregação 
Recital 7. Horn Brasil; Adalto Soares (UFBA) e Lucca Soares ( Unicamp), trompas.

 

17h30 - Sala da Congregação 
Recital 8. Coral Brasil Ensemble, Zezé Chevitarese (UFRJ). 

 

19h - Concerto OSUFRJ
Solistas Lucas Robatto, Pedro Robatto, Heinz Schwebel, reg. José Mauricio Brandão.

 

 

Dia 07 de novembro, sexta-feira 

8h00 - Sala da Congregação
Seminário Cordas Dedilhadas. Profs. Dr.Paulo Sá (UFRJ) e Dr. Bartolomeu Wiese(UFRJ). Tiago Augusto dos Santos.

 

9h - Sala da Congregação 
Recital 9. Grupo de Trompetes do Brasil; Antonio Cardoso (UFG),Maico Lopes (UnB), Nailson Simões (UNIRIO), Paulo Ronqui (Unicamp).

 

9h30 - Sala da Congregação 
Recital 10. Mauricio Freire (UFMG), flauta, Flavio Augusto (UFRJ), piano.

 

10h - Sala da Congregação

Seminário Instrumentos de Orquestra. Prof. Dr.Mauricio Freire Garcia (UFMG). Quinteto Brincadeira a Cinco (Felipe Marateo, fl; Leandro Finotti, ob; Gabriel ,cl; Werley Nicolau, tpa, Jeferson Souza, fg) – Duo Marimba/Piano (Julio Miglio, Débora Silva) – Duo Flauta/Piano (João Liberato, fl; Marcio Costa, cl) – Quinteto de Sopros (Thaís Alves e Timóteo Pereira, fl; André Seccadio, ob; Lucas Ferreira, cl; Samuel Rosa, fg; Gilieder Veríssimo e Wilton Barbosa, tpas) – Aricia Ferigato, harpa.

 

13h - Sala da Congregação 
Recital-conferência 1. Ricardo Tuttmann (UFRJ), part. Clayton Vetromilla (UNIRIO).

Canções Trovadorescas: a procura por uma sonoridade perdida. 13h - Salão Henrique Oswald 
Recital-conferência 6. Adriana Ballesté (UFRJ), Alea Almeida (UFRJ), part. Eduardo Monteiro (UFRJ), Afonso de Oliveira (UFRJ), Aloysio Fagerlande (UFRJ) e Paulo Sá (UFRJ).

A restauração dos instrumentos musicais do Museu Instrumental Delgado de Carvalho. 14h – Sala da Congregação e Salão Henrique Oswald 
Mesa-Redonda 2.  
Claudia Morgado (UFRJ), Miriam Grosman (UFRJ), Lucas Robatto (UFBA), Heinz Schwebel (UFBA), Eduardo Monteiro (USP) e Eduardo Lakschevitz (UNIRIO).
“As Práticas Interpretativas e o Mestrados Acadêmico e Profissional

 

16h - Sala da Congregação 
Recital-conferência 2. Marcelo Fagerlande (UFRJ) – Participação de Marcelo Coutinho (UFRJ).

Joaquim Manoel e José Mauricio improvisadores.

16h - Salão Henrique Oswald 
Recital-conferência 7. Rúbia Mara de Almeida Siqueira (UFRJ).

Quarteto n.1, de H.Villa-Lobos: considerações analíticas para sua performance.

 

17h - Sala da Congregação 
Recital-conferência 3. Patrícia Michelini (UFRJ),Participação de. E. Antonello (UFRJ).

O advento do ricercare solista no século XVI como transformação da voz em discurso instrumental. 17h - Salão Henrique Oswald 
Recital-conferência 8. Maria Alice Volpe (UFRJ), Mario Alexandre Dantas Barbosa (UFRJ), Thadeu de Moraes Almeida (UFRJ).

Período romântico musical brasileiro na inter-relação entre a musicologia e as práticas interpretativas: o resgate da obra camerística de Meneleu Campos e Homero de Sá Barreto.

 

18h - Sala da Congregação 
Recital-conferência 4. Veruschka Mainhard (UFRJ), part. Marina Spoladore (UFRJ),
Canções de Oscar Lorenzo Fernandez 18h - Salão Henrique Oswald 
Recital-conferência 9. Carlos H.Bertão (UFRJ),
Sonatina para fagote solo de Francisco Mignone: alguns conceitos interpretativos.

 

19h - Sala da Congregação 
Recital-conferência 5. Nathalia Martins (UFRJ),
Análise Semiológica da Peça Maracatú, para piano, de Egberto Gismonti.

 

19h - Foyer 
Recital-conferência 10. Antonio Augusto (UFRJ), part. Thadeu Almeida (UFRJ).

Música para trompa e órgão

 

Dia 08 de novembro, sábado

8h00
Video-Palestra com: Profa. Dra. Danielle Pistone (Université de Paris IV-Sorbonne, Paris, França)
“As Práticas Interpretativas e a Musicologia”  8h30 - Sala da Congregação 
Recital 11. Marco Catto (UFRJ), José Batista Jr. (UFRJ), Marina Spoladore (UFRJ), Trio violino, clarineta e piano. 8h30 - Salão Henrique Oswald 
Recital 12. - Pedro Mota (UJF) e Anor Luciano Jr. (UFMG) – duo de trompetes.

 

9h - Sala da Congregação 
Recital-conferência 11. Antonio Carrasqueira (USP).

Estudos criativos para o desenvolvimento harmonico do instrumentista melódico – sopros e corda. 9h - Salão Henrique Oswald 
Recital-conferência 18. Dario Rodrigues Silva (UFRGS)
Trajetórias dos processos de construção da performance das obras Ressonancias e Contrastes de Marisa Rezende

 

10h - Sala da Congregação 
Recital-conferência 12. Daniel Tarquinio (UnB).

A interpretação das Cirandas de Villa-Lobos no âmbito da Teoria da Entonação de B.Asafiev. 10h - Salão Henrique Oswald 
Recital-conferência 19. Waleska Tavares (UFF)
O repertório brasileiro para trompa e piano no curso de graduação: discussão e aplicabilidade.

 

11h - Sala da Congregação 
Seminário-Piano. Prof. Dr. Eduardo Monteiro (USP). Rafael Simonaci, Vinicius Soares Canzi.

 

13h - Sala da Congregação 
Recital-conferência 13. Fabio Cury (USP).

Dez valsas para fagote solo, de Francisco Mignone –questões interpretativas 13h - Salão Henrique Oswald 
Recital-conferência 20. Ricardo Vieira da Costa, Robson Barreto Matos, João Riso Liberato de Mattos (UFBA).

Música brasileira para flauta e violão de sete cordas: proposta de criação de um repertório original para essa formação.

 

14h – Sala da Congregação e Salão Henrique Oswald 
Mesa-Redonda 3.  
Marcelo Fagerlande (UFRJ), Ana Paula da Matta Machado Avvad (UFRJ), Diana Santiago (UFBA), Mauricio Freire Garcia (UFMG), Catarina Domenici (UFRGS), Laura Rónai (UNIRIO).

“Novas propostas de formatação de trabalhos para a linha de Práticas Interpretativas”.

 

16h - Sala da Congregação 
Recital-conferência 14. Marcello Gonçalves (UFRJ),

Zé Menezes: Lições de um multi-instrumentista 16h - Salão Henrique Oswald 
Recital 14. Willian Fernandes (UNIRIO), Jeferson Souza (UFRJ) – duo fagote e piano.

 

16h30 - Salão Henrique Oswald 
Recital 15. Pedro Cantalice (UFRJ), cavaquinho.

 

17h - Sala da Congregação 
Recital-conferência 15. Henrique Cazes (UFRJ).

Doze Estudos para Cavaquinho Solo

17h - Salão Henrique Oswald 
Recital 16. Carlos André Weidt (UFRJ), violino.

 

17h30 - Salão Henrique Oswald 
Recital 17. João Batista Sartor (UFSM), flauta.

 

18h - Sala da Congregação 
Recital-conferência 16. Marcus Ferrer (UFRJ).

A viola de 10 cordas e o Choro. 18h - Salão Henrique Oswald 
Recital-conferência 21. Ivan Ferreira (UFRJ).

A forma musical tema com variações no repertório brasileiro para fagote solo.

 

19h - Sala da Congregação 
Recital-conferência 17. SLM, c/ Banda da FAETEC, Lélio Alves, Joel Barbosa, Celso Benedito (UFBA).

A importância do repertório adequado para performance artística de uma banda de música.

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)