Revisão das sinfonias de Villa-Lobos é tema de palestra

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Academia Brasileira de Música (ABM) promovem dia 18, segunda-feira, na Escola de Música, palestra sobre o projeto de revisão das sinfonias n° 3, 4, 6, 7 e 12 de Heitor Villa-Lobos. O palestrante será o maestro Isaac Karabtchevsky, responsável pela revisão musicológica das partituras do compositor.

quartetoosesp
 O Quarteto Osesp realizará concerto após palestra de Karabtchevsky.

O evento acontece às 19h, no Salão Leopoldo Miguez, e tem entrada franca. A seguir haverá um concerto com o Quarteto Osesp que executará o Quarteto nº 1, de Villa-Lobos. Fundado em 2008, o conjunto reúne dois spallas e dois outros chefes de naipe da orquestra: os violinistas Emmanuele Baldini e Davi Graton, o violista Peter Pas e o violoncelista Johannes Gramsch.

O Projeto

Heitor Villa-Lobos é, seguramente, o compositor mais importante da história da música sinfônica brasileira. Sua obra fascina pela técnica, pelas sonoridades inusitadas e pela poética brasileira. Com enorme talento e facilidade para compor, escreveu mais de mil obras e nunca as revisou. Dizia que com o tempo que levaria para revisar uma peça poderia compor muitas outras.  Diante deste vasto repertório e sem os devidos cuidados musicológicos, os intérpretes se defrontam com um material orquestral em condições pouco favoráveis.

Com intuito de superar esta deficiência, a Osesp, em parceria com o maestro Isaac Karabtchevsky, deu início a um ambicioso projeto de edição e revisão musicológica de todas as sinfonias de Villa-Lobos e de algumas de suas obras orquestrais desconhecidas. As peças estão sendo editadas pelo Centro de Documentação Musical da Osesp e gravadas pelo selo Naxos.

O empreendimento, além de divulgar mundialmente a obra sinfônica do compositor, proporcionará à comunidade musical a oportunidade de conhecê-la melhor e executá-la em bases mais sólidas.