Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Institucional >> Conjunto Estáveis

Criada em 1924 é a mais antiga orquestra do Rio de Janeiro...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Violões da UFRJ

Violões da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado ao violão brasieliro...

Formado em 2003 a partir…

More...
Concertos UFRJ

Concertos UFRJ

Toda segunda, às 22h, temos encontro marcado na FM 94,1

More...
Coral Infantil da UFRJ

Coral Infantil da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1989, celeiro de grandes talentos...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
UFRJazz Ensemble

UFRJazz Ensemble

Institucional >> Conjunto Estáveis

Música instrumental brasileira, jazz contemporâneo e música de concerto...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Brasil Ensemble - UFRJ

Brasil Ensemble - UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Mais de uma década se apresentando em importantes salas de concertos...

Criado em outubro de 1999, o conjunto vocal Brasil…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Outras notícias... Ouvidoria da UFRJ
Ouvidoria da UFRJ PDF Imprimir E-mail
Escrito por SeTCOM   
Qua, 06 de Agosto de 2014 18:18

A eficiência do setor público como um direito difuso da cidadania está consagrada na Constituição Brasileira e nesse conceito se insere a Ouvidoria, que teve origem na Suécia, como função garantidora de direitos constitucionais, na figura do ombudsman, termo traduzido como procurador ou advogado do cidadão diante do Estado.

 

 

A Ouvidoria é um canal condutor das opiniões, sugestões, reclamações e problemas que visa promover a garantia dos direitos dos cidadãos, concretizando, além do princípio da eficiência, os princípios da ética e da transparência nas relações com a sociedade.

 

São atribuições da Ouvidoria:

 

  • 1. Atuar no pós-atendimento, na mediação de conflitos entre o cidadão e a instituição, procurando personalizar o atendimento ao demandante;
  • 2. Avaliar a procedência das solicitações, encaminhando-as aos setores competentes para a devida apreciação e resposta;
  • 3. Promover o acesso à informação como um direito do cidadão e dever da instituição;
  • 4. Acompanhar as providências adotadas;
  • 5. Cobrar soluções;
  • 6. Dar o devido retorno ao interessado de forma ágil e desburocratizada;
  • 7. Auxiliar a instituição no exercício da autocrítica e da reflexão;
  • 8. Mapear e localizar eventuais falhas nos procedimentos da instituição;
  • 9. Propor a adoção de providências ou medidas para soluções de problemas, quando necessário;
  • 10. A Ouvidoria é a voz do cidadão na UFRJ!
  • 11. A ela é conferida a tarefa de interpretar as demandas de forma sistêmica, inferindo eventuais oportunidades de melhoria dos serviços e, a partir daí, sugerir mudanças.

 

Também estimula iniciativas descentralizadas, voluntárias e efetivas de aprimoramento da máquina pública, dos profissionais e dos serviços prestados, implementadas a baixo custo, tornando-se, assim, um instrumento de inclusão social.

 

Tem natureza mediadora, sem caráter administrativo, deliberativo, executivo, judicativo e exercerá suas funções junto às unidades administrativas e acadêmicas da Universidade, para o alcance de suas finalidades.

 

Nesse momento em que a UFRJ caminha para a comemoração dos seus 90 anos, ao instituir e implementar a Ouvidoria, ela inova, dá sinais claros e inequívocos da sua capacidade constante de renovação, da sua crença na possibilidade de contribuir para transformar a sociedade brasileira numa sociedade mais justa, equânime, igualitária e solidária.

Todo e qualquer cidadão é um usuário em potencial desta Ouvidoria, entretanto, ela não tem qualquer ingerência nas decisões dos gestores, mesmo porque a ela não cabe decidir. Procura, sim, estabelecer um fórum de comunicação que viabilize sempre a oitiva e a interpretação das demandas recebidas. Ela deve exercer a "magistratura da persuasão" e ser um espaço acolhedor, de compreensão, de valorização do ser humano, buscando construir pontes para o diálogo permanente com a sociedade.

 

Esse é um processo que exige mudança de cultura organizacional e um constante trabalho de conscientização de todo o corpo social nos diversos níveis da instituição. O funcionamento de uma Ouvidoria autônoma e independente sinaliza que a alta administração da Universidade comprometeu-se com a possibilidade de mitigar o déficit de cidadania, com a transparência administrativa, com a eficiência , com a ética, com a construção de um mundo melhor.

 

A UFRJ, verdadeiro agente de transformação da sociedade, ao cuidar da difusão do conhecimento e do futuro do país, convoca toda a comunidade universitária a participar dessa iniciativa, contribuindo, assim, para a valorização da cidadania, dos direitos humanos e, consequentemente, para a consolidação do processo democrático.

 

Participe, queremos ouvir você!

Av. Pedro Calmon, 550
Prédio da Reitoria • 2º andar
Cidade Universitária • RJ
Caixa Postal 68541 • CEP 21941 901
Tels:. (21) 2598-1620 / 2598-1619
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
http://www.ouvidoria.ufrj.br/

 

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Qua, 06 de Agosto de 2014 18:24
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO