176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Fórum de Editores chama por trabalhos

Os interessados em publicar trabalhos no Fórum Nacional de Editores de Periódicos de Música têm até dia 15 para enviar os resumos das propostas. O evento acontece dias 11 e 12 de agosto na Escola de Música e integra as atividades V Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ.

 

Esta será a quarta edição do Fórum que, lançado em 2001, reúne editores dos principais periódicos musicais. Em debate as políticas científicas editorias para a área. Algumas das questões debatidas, sobretudo as políticas de indexação e avaliação, estão em permanente mudança. Igualmente em mudança está a formação de músicos-pesquisadores que buscam espaços para divulgar suas pesquisas, tanto sobre a forma de publicações em texto como em mídias alternativas. 

 

A coordenação geral do evento é composta por Sonia Ray, idealizadora do Fórum e docente da Universidade Federal de Goiás, e pelos professores do Programa de Pós-graduação em Música da UFRJ (PPGM) Marcos Nogueira e Maria Alice Volpe.

 

As propostas, com mínimo 250 e máximo 300 palavras, devem ser enviadas sob a forma de resumo para o e-mail da coordenação: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os selecionados serão conhecidos em 30 de junho e terão até 30 de julho para enviar a versão integral do trabalho, que deverá relatar alguma experiência editorial relevante.

 

Cada expositor terá 15 minutos. Os seminários serão organizados em quatro temáticas: questões técnicas (editoração e publicação) e de gerenciamento; questões éticas de comunicação com autores e pareceristas; questões de avaliação por indexadores e pela CAPES; e relação entre as políticas científicas e as políticas editoriais atuais

 

As normas e demais detalhes podem ser consultados no link respectivo.

 

Para Maria Alice Volpe, presidente da comissão científica do Simpósio de Musicologia a temática do evento "Periódicos Musicais: História, Crítica e Políticas Editoriais", bem como a celebração concomitante dos 80 anos do mais antigo periódico acadêmico de música no Brasil - a Revista Brasileira de Música, publicada pelo PPGM -, tornam ainda mais oportuna a associação com o Fórum Nacional de Editores.

? A reunião, acrescenta Volpe, com os profissionais da área, especialmente os editores, é fundamental para a troca de reflexões e para o compartilhamento de ações. Entre outros assuntos a serem enfrentados no evento destaco a discussão das políticas científicas e seu impacto nas políticas editoriais dos periódicas da área de música; o debate das normas de publicação visando aprimorar a ética em pesquisa para a área de música; o estudo das formas de cooperação entre editores de periódicos no Brasil; a promoção e a divulgação da produção científico-musical no Brasil; e a análise das mudanças recentes no Qualis Capes.
O Simpósio de Musicologia sucede o Fórum e acontece dias 13, 14 e 15 de agosto.

 

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)