Fórum de Editores chama por trabalhos

Os interessados em publicar trabalhos no Fórum Nacional de Editores de Periódicos de Música têm até dia 15 para enviar os resumos das propostas. O evento acontece dias 11 e 12 de agosto na Escola de Música e integra as atividades V Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ.

Esta será a quarta edição do Fórum que, lançado em 2001, reúne editores dos principais periódicos musicais. Em debate as políticas científicas editorias para a área. Algumas das questões debatidas, sobretudo as políticas de indexação e avaliação, estão em permanente mudança. Igualmente em mudança está a formação de músicos-pesquisadores que buscam espaços para divulgar suas pesquisas, tanto sobre a forma de publicações em texto como em mídias alternativas.

A coordenação geral do evento é composta por Sonia Ray, idealizadora do Fórum e docente da Universidade Federal de Goiás, e pelos professores do Programa de Pós-graduação em Música da UFRJ (PPGM) Marcos Nogueira e Maria Alice Volpe.

As propostas, com mínimo 250 e máximo 300 palavras, devem ser enviadas sob a forma de resumo para o e-mail da coordenação: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os selecionados serão conhecidos em 30 de junho e terão até 30 de julho para enviar a versão integral do trabalho, que deverá relatar alguma experiência editorial relevante.

Cada expositor terá 15 minutos. Os seminários serão organizados em quatro temáticas: questões técnicas (editoração e publicação) e de gerenciamento; questões éticas de comunicação com autores e pareceristas; questões de avaliação por indexadores e pela CAPES; e relação entre as políticas científicas e as políticas editoriais atuais

As normas e demais detalhes podem ser consultados no link respectivo.

Para Maria Alice Volpe, presidente da comissão científica do Simpósio de Musicologia a temática do evento "Periódicos Musicais: História, Crítica e Políticas Editoriais", bem como a celebração concomitante dos 80 anos do mais antigo periódico acadêmico de música no Brasil - a Revista Brasileira de Música, publicada pelo PPGM -, tornam ainda mais oportuna a associação com o Fórum Nacional de Editores.

? A reunião, acrescenta Volpe, com os profissionais da área, especialmente os editores, é fundamental para a troca de reflexões e para o compartilhamento de ações. Entre outros assuntos a serem enfrentados no evento destaco a discussão das políticas científicas e seu impacto nas políticas editoriais dos periódicas da área de música; o debate das normas de publicação visando aprimorar a ética em pesquisa para a área de música; o estudo das formas de cooperação entre editores de periódicos no Brasil; a promoção e a divulgação da produção científico-musical no Brasil; e a análise das mudanças recentes no Qualis Capes.
O Simpósio de Musicologia sucede o Fórum e acontece dias 13, 14 e 15 de agosto.