Concertos UFRJ: música brasileira pela Capella Bydgostiensis

O programa Concertos UFRJ apresenta esta semana o CD Classical Music from Brazil lançado em 2013 pelo selo Dux Records. O disco reúne, sob a regência do maestro brasileiro José Maria Florêncio, obras de cinco compositores brasileiros interpretadas pela orquestra de cordas polonesa Capella Bydgostiensis.

podcast

Ouça aqui o programa:

Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!
Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.

Integram o CD Suíte Antiga, op. 11, e a Serenata, de Alberto Nepomuceno; Quatro momentos No 3, Ernani Aguiar; Desafio III para Violino e Orquestra de Cordas, op. 31/3, de Marlos Nobre; Suíte Nordestina para cordas, de Ernest Mahle; e Três Paisagens Brasileiras para Violino e Orquestra de Cordas, de Beetholven Cunha. Um bom apanhado da música brasileira escrita para a formação.

O maestro...

Nascido em Fortaleza, Ceará, o maestro José Maria Florêncio é naturalizado e radicado na Polônia, onde desenvolve carreira há mais de 20 anos. Ali, esteve à frente do Grande Teatro da Ópera de Lodz, foi diretor musical da Ópera Estatal de Wroclaw, diretor geral e artístico do Coro e da Orquestra Sinfônica da Rádio e Televisão da Cracóvia, regente titular do Teatro Wielkide de Varsóvia e diretor musical da Ópera Nacional de Poznan.

Atualmente, além de diretor musical da Orquestra Capella Bydgostiensis, é diretor artístico e musical da Ópera Báltica de Gdansk, além de atuar como maestro convidado pela Europa e América. Sua trajetória internacional inclui participação na abertura das olimpíadas culturais em Barcelona, quando comandou a estreia mundial da ópera Tides and Waves. Foi também regente do concerto em memória aos 50 anos do holocausto judeu em Varsóvia, com a Cantata Holocaust, e dirigiu a estreia mundial da ópera Electra, de Mikis Theodorakis, no Teatro Municipal de Luxemburgo. Também recebeu o prêmio Zlota Lodka, pelo melhor espetáculo teatral dos anos 1992 e 1993 na Polônia.

No Brasil, sua batuta já regeu orquestras do Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo, onde atualmente é o titular da Orquestra Sinfônica Municipal.

De origem humilde Florêncio iniciou a educação musical em sua cidade natal, no centro de formação de instrumentistas de cordas do Sesi, sob a orientação de Alberto Jaffé. "Mesmo tendo completado minha educação musical com os melhores professores do país, no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e em São Paulo, além de ter estudado nos Estados Unidos, na Áustria e na Polônia, o que ocorreu no Ceará me transformou no que sou até hoje", reconhece o maestro em entrevista. E acrescenta: "O mérito desse e de outros professores foi o de acreditar que filhos de operários também poderiam e deveriam ter acesso a esses sublimes segredos da humanidade".

Afinal, como costuma afirmar, "a música, acima de qualquer outra atividade, é capaz de mudar as pessoas. Aqueles que se apaixonam e a levam a sério não terão tempo para erros sociais e as drogas."

... e a orquestra

capellabydgostiensis700

A Orquestra Capella Bydgostiensis é considerada uma das principais orquestras de câmara da Polônia.

Ela tem se apresentado nas mais importantes salas de toda a Europa, como Palácio Real de Varsóvia e Filharmonia Narodowa (Varsóvia – Polônia), Conservatório P. Czajkowskiego (Moscou–Rússia), Schauspielhaus (Berlin – Alemanha), Schloss Mirabell (Salzburgo – Aústria), Placio Real (Estocolmo- Suécia), El Escorial (Espanha) e Salão da Radio Holandesa (Utrecht-Holanda), entre outras.

Famosos maestros já comandaram o grupo, dentre eles: Stanis?aw Ga?o?ski, W?odzimierz Szyma?ski, Karol Teutsch, Daniel Stabrawa e Miros?aw Jacek B?aszczyk.

Quanto à discografia, o grupo possui inúmeras gravações para selos da Polônia, Holanda, Espanha e para programas de rádios e TVs europeias.

***

As edições do programa Concertos UFRJ podem ser acompanhadas on line ou por meio do podcast (áudio sob demanda) da Roquette Pinto (FM 94,1). Contatos através do endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

cdcapellabydgostiensis

Classical Music from Brazil