EM comemora Dia da Dignidade do Músico

A Escola de Música abriga nesta quarta-feira (9 de abril) as comorações do Dia Municipal da Dignidade do Músico. Tendo como tema "a importância da música e dos músicos na sociedade" os debates começam as 10h na Sala da Congregação.

O Dia Municipal da Dignidade do Músico foi incluído no Calendário Oficial de Eventos do Município do Rio de Janeiro através Lei Nº 5674. De autoria do vereador Reimont (PT), a iniciativa foi aprovada em dezembro de 2013.

A proposta decorreu do sentimento de desvalorização da profissão e da necessidade de construção de relações trabalhistas que reafirmem a dignidade dos músicos. Na raiz, a crise da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) que se arrastou por meses em 2011 e impactou o meio musical. No calor dos acontecimentos, os músicos da OSB Jovem corajosamente se recusaram, no dia 09 de abril daquele ano, a tocar num concerto no qual substituiriam os colegas da orquestra principal.

Exemplo de solidariedade e dignidade profissionais que a data resgata.