Série Talentos UFRJ

Série Talentos UFRJ

Institucional >> Séries Temáticas

Divulgando a pluralidade da produção artística da Escola de Música

Foi criada em…

More...
Galeria de Imagens

Galeria de Imagens

Fotos e imagens dos eventos da Escola de Música...

More...
Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Notícias >> Arquivo

Lançamento dia 13 de dezembro da experiência piloto...

Foto: Marco Fernandes/CoordCOM…

More...
Conjunto Sacra Vox

Conjunto Sacra Vox

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1998 divulgando o repertório sacro de todos os tempos...

O conjunto vocal de câmara Sacra Vox foi fundado…

More...
Biblioteca Alberto Nepomuceno

Biblioteca Alberto Nepomuceno

Institucional >> Biblioteca

Capítulo importante da música no País

A história da Biblioteca Alberto Nepomuceno é, com certeza, capítulo importante da própria história da música no Brasil. Francisco Manuel da…

More...
Violões da UFRJ

Violões da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado ao violão brasieliro...

Formado em 2003 a partir…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Concertos UFRJ Concertos UFRJ: Sonatas de Beethoven por Alexander Panizza
Concertos UFRJ: Sonatas de Beethoven por Alexander Panizza PDF Imprimir E-mail
Escrito por SeTCOM   
Seg, 26 de Agosto de 2013 05:45

A edição desta semana de Concertos UFRJ, programa de música clássica da Rádio Roquette Pinto em parceria com a Escola de Música, destaca a versão do pianista argentino Alexander Panizza para a integral das Sonatas de Beethoven. Um verdadeiro tour de force já que as 32 sonatas foram gravadas ao vivo em uma série de oito concertos, entre abril e novembro 2010, no Teatro Príncipe de Astúrias, em Rosário, Argentina.

 

   
 
podcast

Ouça aqui o programa: 

 
 
Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!
Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.
Um total de seis álbuns duplos, dos quais o programa destacou três peças. A Sonata nº 8, em Dó Menor, Op. 13, conhecida como “Patética”; a no 13, Op. 27, no 1, em Mi Bemol Maior; e a no 14, Op. 27, no 2, em Dó Menor, a famosa “Sonata ao Luar”.

 

Embora originalmente não se destinassem a formar um todo significativo, as sonatas que Ludwig van Beethoven escreveu entre 1795 e 1822 são uma das coleções mais importantes da história da música. Não por acaso Hans von Bülow, o primeiro pianista a tocá-las em um único ciclo de concertos, as chamou de “O Novo Testamento” da música (O Cravo Bem Temperado, seria “O Velho Testamento”).

 

Panizza, que recentemente se apresentou no Salão Leopoldo Miguez durante as comemorações dos 165 anos de fundação da Escola de Música da UFRJ, é reconhecido como o pianista mais destacado da Argentina na última década.

 

Panizza

 

Panizza se apresenta regularmente nos palcos da América Latina, nos Estados Unidos e na Europa. Nascido em Toronto, sua formação musical se desenvolveu no Canadá, Argentina, França, Espanha e Inglaterra. Com pós-graduação no Royal College of Music, em Londres, ganhou entre outros certames o Esther Fisher Prize, edição 2000, com a melhor interpretação da música francesa; o Frank Heneghan Award 2001 por sua interpretação dos estudos de Chopin, Rachmaninov e Scriabin; o Cyril Smith Award 2001 por sua execução do Concerto no 3 de Rachmaninoff; e a Medalha de Ouro do Shimmin Hopkinson.

 

Como solista Panizza tocou com mais de trinta importantes orquestras. Entre elas, a Brucknerakademie (Alemania), a Iasi Symphony (Rumania), a Filarmônica de Buenos Aires, a Sinfônica Nacional (Argentina), a Exeter Symphony, KCYO e LSSO (Inglaterra), a Orquestra do Século XXI (España), a Orquestra de Câmera Francesa, a Orque sta Nacional do Chile e a Filarmônica de Montevidéu. Suas versões para os concertos de Brahms, Rachmaninov, Tchaikovsky, Chopin, Beethoven e Schumann receberam numerosos aplausos da crítica especializada.

 

Entre as principais salas em que se apresentou estão o Barbican Hall, em Londres, o Teatro Colon, em Buenos Aires, o Anfiteatro Richelieu da Universidade Sorbonne, o Teatro Pallas em Atenas, o Museu Ciurlionis Kaunas (Lituânia) e o Herkulessaal Munique. Panizza tocou também em importantes série de concertos, como o Festival de Música Cambridge, St. Martin in the Fields, Cité International des Arts (Paris), Bürgermeisterhaus (Alemanha), Soesterberg Music Festival (Holanda) e Long Island Mozart Festival.

 

Além das Sonatas de Beethoven, a discografiado pianista inclui a Obra integral para o intramento de Alberto Ginastera e o Concerto de David Winkler. Mais detalhes no site do músico.

 

***

 

Parceria da Escola de Música (EM) com a rádio Roquette Pinto, a série Concertos UFRJ conta com a produção e apresentação de André Cardoso, docente da EM, e vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94,1 FM. As edições do programa podem ser acompanhadas on line ou por meio do podcast, audio sob demanda, da rádio Roquette Pinto. Contatos através do endereço eletrônico: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Ter, 27 de Agosto de 2013 23:03
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO