Projeto Compositores destaca Liduino Pitombeira

Último comvidado desta edição do Projeto Compositores, Liduino Pitombeira estará dia 21, sexta-feira, na Escola de Música. O músico fala às 11h, na Sala da Congregação, sobre seu trabalho composicional e discute a modelagem sistêmica aplicada ao planejamento de "Noturno", obra de sua autoria para quarteto de clarinetes. A palestra tem entrada franca.

Arte: Márcia Carnaval
linduinopitombeira500
Para o professor Pauxy Gentil-Nunes, coordenador da iniciativa, "o projeto oferece à comunidade acadêmica e ao público em geral, a oportunidade de ampliar a difusão e a vivência do conhecimento musical, na área da composição".

A música de Liduino Pitombeira (Russas-CE, 1962) tem sido executada pelo Quinteto de Sopros da Filarmônica de Berlim, Louisiana Sinfonietta, Red Stick Saxophone Quartet, New York University New Music Trio, Orquestra Sinfônica do Recife (Brasil), Poznan Philharmonic Orchestra (Polônia), Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). Ele tem recebido diversas premiações em concursos de composição no Brasil e nos Estados Unidos, incluindo o 1º prêmio no Concurso Camargo Guarnieri de 1998 e o 1º prêmio no concurso "Sinfonia dos 500 Anos". Recebeu também o prêmio "2003 MTNA-Shepherd Distinguished Composer of the Year Award" por seu trio com piano "Brazilian Landscapes No.1". Recentemente, mais três obras de sua série Brazilian Landscapes (Nº2, Nº6 e Nº9) foram premiadas nos Estados Unidos. Pitombeira recebeu seu PhD em composição, com "minor" em teoria, pela Louisiana State University (EUA), onde estudou com Dinos Constantinides. Suas peças são publicadas pela Peters, Bella Musica, Criadores do Brasil (OSESP), Conners, Alry, RioArte e Irmãos Vitale.

Gravações de suas obras estão disponíveis nos selos Magni, Summit, Centaur, Antes, Filarmonika, Blue Griffin e Bis. Pitombeira é professor de composição e teoria musical da Universidade Federal de Campina Grande e colabora no programa de pós-graduação em música da Universidade Federal da Paraíba, nas áreas de composição e musicologia sistemática. Tem artigos publicados na Opus, Per Musi, Musica Hodie, Em Pauta, Música e Claves. Desde 2009, vem apresentando regularmente diversos trabalhos nos congressos da ANPPOM, como resultado das pesquisas desenvolvidas no grupo GAMA (Grupo de Análise Musical).

Mais detalhes sobre o compositor em sua página na Internet.

estrela Serviço

Dia 21 de junho, 11h, Sala da Congregação da Escola de Música da UFRJ. Rua do Passeio, 98, Centro.