Violões da UFRJ

violoesbFormado em 2003 a partir da iniciativa do professor Bartholomeu Wiese, o Violões da UFRJ, grupo composto por estudantes do Curso de Violão da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi reunido inicialmente para realizar uma apresentação no programa Sala de Concerto da Rádio MEC. Um ano depois já contava com diversas apresentações, com destaque para A Semana da Cinelândia, realizado pela Câmara dos Vereadores e a Inauguração do Projeto de Revitalização do Passeio Público, promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

Com sua identidade mais consolidada, em 2005, o grupo iniciou uma nova pesquisa de repertório que culminou, no ano seguinte, com a gravação do primeiro CD, com apoio da UFRJ e da Rádio MEC.

Em 2007 obteve a aprovação do projeto Concertos Universitários, do convênio da UFRJ com o Banco do Brasil, que consistiu na apresentação de recitais em cursos superiores de música, salas de concerto e teatros da região sudeste.

No ano seguinte recebeu o Prêmio da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB) de melhor 'Projeto de Extensão' concedido pela UFRJ com o projeto Violão e Novas Identidades.

O grupo, em fevereiro de 2010, com apoio do Ministério da Cultura e da UFRJ, viajou para a Espanha onde apresentou o trabalho desenvolvido desde 2005, obtendo sucesso de público e crítica especializada.

Com a criação das cadeiras de bandolim e cavaquinho na EM/UFRJ estes instrumentos foram inseridos na formação original, dando mais brasilidade ao conjunto.

A coordenação e direção artística estão a cargo dos professores Bartholomeu Wiese e Celso Ramalho.

Os integrantes do grupo são: Luiza Muniz, Guilherme Abreu, Pedro Costa, Pedro Brandão, Lucas William e Daniel Haddad.