Curso Básico Infanto-Juvenil e Básico Adulto

Os Cursos de Extensão em Música da Escola de Música da UFRJ oferecem O Curso Básico em duas modalidades, de acordo com a idade dos alunos.

Curso Básico Infanto-Juvenil, para crianças e jovens entre 9 e 15 anos de idade.

Curso Básico Adulto, para alunos com idade mínima de 16 anos.

Estes cursos têm duração de até 4 anos, divididos em 8 períodos semestrais.

O Edital Público de seleção para os Cursos Básicos é lançado em outubro de cada ano e o ingresso para os alunos classificados ocorre em março do ano seguinte.

Seguindo as normas de cada Edital, são definidas as datas e os termos para que os candidatos compareçam à Escola de Música da UFRJ e prestem a prova de seleção para concorrer às vagas oferecidas. O conteúdo programático e demais informações para as provas e matrícula no curso são publicado no Edital Público.

Durante o curso, as matérias oferecidas são:

1 – Linguagem Musical (disciplina obrigatória)

Nesta disciplina, os alunos tem aula de teoria e percepção musical. Os conteúdos abordados incluem, além da teoria musical, leitura rítmica, métrica e solfejo.

2 – Canto Coral (disciplina optativa)

3 – Prática Coletiva de Instrumentos: violão, contrabaixo e violino (disciplina optativa)

4 – História da Música (disciplina optativa)

5 – Prática de Conjunto (disciplina optativa)

6 – Prática individual de Instrumento (disciplina optativa) para os seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, percussão, canto, órgão, clarinete, violão, piano e canto.

Importante: as disciplinas optativas, quando oferecidas, têm as vagas direcionadas aos alunos com as maiores notas no Concurso Público de ingresso. Dessa forma, a única disciplina oferecida obrigatoriamente a todos os alunos é Linguagem Musical. Os alunos interessados em cursar um instrumento individual e que não alcançarem a vaga ficarão numa fila de espera aguardando a vaga pretendida.

Investimento:
A inscrição para o Concurso de Ingresso via Edital Público tem o valor de R$ 60,00 (sessenta reais). Os cursos de Básico Infanto-Juvenil ou Básico Adulto tem o valor de R$ 300,00 (trezentos reais) por semestre (seis meses).