176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Bibliografia sobre a Escola de Música

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre a história da Escola de Música da UFRJ, desde os tempos de Conservatório de Música, e alguns de seus principais personagens e acontecimentos, aqui você encontrará uma bibliografia básica. São livros, teses de doutorado, dissertações de mestrado, artigos em periódicos impressos e eletrônicos e verbetes em obras de referência que abordam, direta ou indiretamente, diferentes períodos de nossa história com diferentes enfoques. 

ANDRADE, Ayres de. Francisco Manuel da Silva e seu tempo 1808-1865 – uma fase do passado musical do Rio de Janeiro à luz novos documentos. 2 v. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1967. 

AUGUSTO, Antônio José. A questão Cavalier – música e sociedade no Império e na República (1846-1914). Tese de Doutorado. UFRJ, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em História Social, 2008. 

AZEVEDO, Luiz Heitor Correa de. 150 anos de música no Brasil. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 1956 (Capítulo III: Francisco Manoel da Silva, o Hino Nacional e o Conservatório de Música, p. 43 a 58). 

AZEVEDO, Moreira de. O Rio de Janeiro, sua história, monumentos, homens notáveis, usos e costumes. 2 v. 3A edição anotada por Elysio de Oliveira Belchior. Rio de Janeiro: Livraria Brasiliana Editora, 1969. (Capítulo sobre o Conservatório de Música no segundo volume, p. 229 a 233. capítulo sobre Francisco Manuel da Silva no segundo volume, p. 234 a 238). 

BEVILACQUA, Otávio. Leopoldo Miguez e o Instituto Nacional de Música, Revista Brasileira de Música, v. VII, fascículo I, 1940, p. 6-18.

CACCIATORE, Olga G. Dicionário biográfico de música erudita brasileira. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005 (Verbete Escola de Música da UFRJ, p. 500 a 502). 

De PAOLA, Andrely Quintella & GONSALEZ, Helenita. Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro: história e arquitetura. Rio de Janeiro: UFRJ, 1998. 

ENCICLOPÉDIA da Música Brasileira. 2 a ed. São Paulo: Art Editora, 2000. 

PEREIRA, Avelino Romero. Música, sociedade e política: Alberto Nepomuceno e a República Musical. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007. 

SILVA, Janaína Girotto da. O Florão mais belo do Brasil: o Imperial Conservatório de Música do Rio de Janeiro / 1841-1865. Tese de Doutorado. UFRJ, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em História Social, 2007.

SIQUEIRA, Baptista. Do Conservatório à Escola de Música – Ensaio histórico. Rio de Janeiro: UFRJ, 1972. 

VERMES, Mônica. Por uma renovação do ambiente musical brasileiro: o relatório de Leopoldo Miguez sobre os conservatórios europeus, Revista Eletrônica de Musicologia, v. VIII, dezembro de 2004. Disponível em: https://www.rem.ufpr.br/_REM/REMv8/miguez.html.

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)