Verdi e Wagner serão tema de Simpósio

Está aberto e vai até 13 de maio o prazo para sub­missão de tra­ba­lhos ao IV Sim­pósio In­ter­na­ci­onal de Mu­si­co­logia da UFRJ. A ser realizado de 12 a 15 de agosto de 2013, o evento é uma ini­ci­a­tiva da Escola de Música e do Pro­grama de Pós-Gra­du­ação em Mú­sica (PPGM) e abordará o tema “Verdi, Wagner e contemporâneos”.

malenakuss
Malena Kuss intregra a comissão científica do simpósio.

Como nas edições anteriores, o evento reunirá personalidades da América Latina, Europa e Estados Unidos. Os trabalhos dos conferencistas convidados serão publicados no livro (vol. 4 da Série Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ) e os trabalhos selecionados por submissão serão publicados nos Anais, ambos em formato impresso e eletrônico, disponibilizados gratuitamente no site da Escola de Música da UFRJ e distribuídos para bibliotecas, instituições de pesquisa e culturais e para programas de pós-graduação.

Comemorativo do duplo bicentenário dos compositores, convida, conforme chamada para contribuições, “a uma reflexão sobre as interações culturais advindas da polaridade entre a ópera italiana e a ópera alemã nos diversos países da Europa e das Américas, sendo de especial interesse deste Simpósio discutir os diversos casos da América Latina e, particularmente, do Brasil”.

O texto deve ser iné­dito, en­focar ques­tões re­la­ci­o­nadas ao as­sunto do sim­pósio e apre­sen­tado em português, espanhol, inglês, francês, italiano ou alemão. Cada co­mu­ni­cação terá a du­ração de 15 mi­nutos para apre­sen­tação do tra­balho. Re­co­menda-se que o texto a ser pu­bli­cado tenha entre 3.000 e 5.000 pa­la­vras e não ul­tra­passe 15 pá­ginas, in­cluindo ima­gens e re­fe­rên­cias bi­bli­o­grá­ficas. A divulgação dos trabalhos aprovados está previsto para 31 de maio de 2013.

A co­missão ci­en­tí­fica do en­contro in­clui os se­guintes pes­qui­sa­dores: Maria Alice Volpe (UFRJ), presidente; João Vidal (UFRJ), Norton Dudeque (UFPR); Malena Kuss (Universidade do Norte do Texas, Denton, EUA) e Philip Gossett (Universidade de Chicago, EUA). Já a co­missão or­ga­ni­za­dora está com­posta por João Vidal (UFRJ), presidente; André Cardoso (UFRJ); Marcos Nogueira (UFRJ); Maria Alice Volpe (UFRJ); Ana Paula da Matta Machado Avvad (UFRJ) e Suely Franco (UFRJ)

As normas de apre­sen­tação das con­tri­bui­ções podem ser con­sul­tadas aqui. As propostas devem ser enviadas até 13 de maio para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e endereçadas à presidente da Comissão Científica. Para maiores esclarecimentos sobre submissão, contate Ana Paula da Matta Machado Avvad pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..