Concertos UFRJ em clima de Festival Internacional de Violão

Em clima de Festival Internacional de Violão, que ocorre esta semana de quarta a domingo na Escola de Música, “Concertos UFRJ” preparou um aperitivo para os inúmeros apreciadores do instrumento, o mais brasileiro e popular de todos. Parceria da Escola de Música (EM) com a rádio Roquette Pinto, o programa que vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94,1, dedicou um especial à memorável da apresentação de Ana Vidovic na primeira edição do evento, em 2010. Uma performance que deixou extasiado o público que lotou o Leopoldo Miguez para ouvir uma das maiores virtuoses do nosso tempo.

Dona de uma técnica impecável, a violonista croata estará novamente no Rio este ano, agora encerrando o festival com um concerto que promete encantar novamente. Além de apresentar solos de peças inéditas na cidade, ela interpretará o famoso Concerto de Aranjuez, do espanhol Joaquim Rodrigo, juntamente com a Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ).

podcast

Ouça aqui o programa:

Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!

Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.

Além de Vidovic, o festival contará entre outras atrações com as presenças do inglês Jonathan Leathwood, do argentino Eduardo Isaac e do costarriquense Mario Ulloa, esse em duo com o violinista Daniel Guedes. Mais detalhes na reportagem sobre o evento.

Ana Vidovic

Ana Vidovic nasceu em 1980, em Karlovac, cidade da região central da Croácia. Criança prodígio começou a tocar violão aos cinco anos, inspirada por seu irmão. Aos 13 tornou-se a mais jovem aluna da prestigiosa Academia Nacional Musical em Zagreb, onde estudou com Istvan Romer. Mais tarde, teve Manuel Barrueco como professor no Conservatório de Peabody, em Baltimore, Estados Unidos, onde se formou em 2003.

Desde 1988, quando Ana Vidovic subiu ao palco pela primeira vez, foram mais de mil apresentações em cidades como Londres, Paris, Viena, Salzburgo, Roma, Budapeste, Pequim, Toquio, Seul, Kuala Lumpur, Jacarta, Varsóvia, Tel Aviv, Oslo, Toronto, São Francisco. No Brasil ela esteve pela primeira vez em 2008, em Terezina. Voltou dois anos depois para concertos nas cidades de Maringá, São Paulo e Rio de Janeiro.

Hoje Ana Vidovic é um dos mais estacados intérpretes do instrumento e ganhou um número impressionante de prêmios em concursos internacionalmente prestigiados, como o Albert Agostinho em Bath, Inglaterra; o Fernando Sor, em Roma, Itália; o Eurovisão de Jovens Artistas; o Printemps de la Guitare, na Bélgica;, o Young Concert Artists International Auditions, em Nova York; e o Concurso Francisco Tárrega, na Espanha.

Com seu talento excepcional Ana Vidovic, ainda muito jovem, gravou obras de Bach, Giuliani, Sor e Torrobaainda para a Croatia Records. Após conquistar o primeiro prêmio no Concurso Tárrega de 1998, assinou contrato de exclusividade com a gravadora Naxos. O selo lançou mundialmente um CD em que Vidovic interpreta obras de Bach, Ponce e Willian Walton, e, logo depois, outro de sua série que busca registrar as obras completas de Moreno Torroba.

Peças do Programa

Da apresentação de Vidovic no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ em 12 de dezembro de 2010, o programa pinçou incialmente a Suite BWV 1006, de J. S. Bach, e as Valsas Venezuelanas, nos 2 e 3, de  Antonio Lauro. Seguiram-se duas obras emblemáticas do repertório violonístico. A Sonata em ré maior op. 77, do compositor espanhol Mário Castelnuovo Tedesco, conhecida também como “Ommagio a Boccherini”, e a famosa “La Catedral”, que foi composta em 1921 pelo paraguaio Augustín Barrios. Por último, Vidovic executa a Serenata Espanhola, do compositor espanhol de origem catalã Joaquim Malats. Não consta que Malats tenha escrito para violão e sua obra é dedicada originalmente ao piano. A versão para o instrumento é de Francisco Tárrega e, desde então, se firmou no repertório dos grandes intérpretes.

* * *

A série Concertos UFRJ conta com a produção e apresentação de André Cardoso, docente da EM, e vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94,1 FM. As edições do programa podem ser acompanhadas on line ou por meio do podcast, audio sob demanda, da rádio Roquette Pinto. Contatos através do endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Repertório

J. S. BACH