Concertos UFRJ: Nelson Freire, brasileiro (reprise)

Atendendo a pedidos, Concertos UFRJ desta semana reprisou o programa anterior dedicado ao CD “Nelson Freire: Brasileiro - Villa-Lobos & Friends”, álbum recentemente lançado nos Estados Unidos e na Europa pela gravadora Decca e distribuído no Brasil pela Universal Music. A partir de uma escolha bastante pessoal de peças curtas, quase miniaturas, Freire nos oferece uma celebração à música brasileira, ao mesmo tempo em que traça um panorama da nossa produção para piano solo entre o final do século XIX e o começo do século XX.

Freire é, sem dúvida, o músico brasileiro de maior sucesso em todo o mundo. Seus recitais em Paris, Londres, Viena, e outros respeitáveis centros musicais, fazem dele um dos pianistas mais aclamados. No entanto, apesar da fama e das solicitações que costuma receber do exterior, tem tocado com frequência nas principais salas de concerto do país e com as nossas mais importantes orquestras.

podcast

Ouça aqui o programa:

Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!

Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.

Como o título sugere grande parte do álbum é dedicado à produção de nosso maior compositor. Mais da metade das 30 faixas são de Heitor Villa–Lobos (1887-1959). Não é, porém, a primeira vez que o músico grava suas obras. Na década de 1970, Freire nos deu um excelente LP (depois remasterizado em CD) dedicado exclusivamente a Villa-Lobos, contendo peças significativas como o “Rudepoema”, a “Prole do Bebe nº 1” e “As Três Marias”.

O texto do encarte é de Manoel Corrêa do Lago, musicólogo membro da Academia Brasileira de Música (ABM), para quem o piano ocupa posição de destaque na produção de Villa-Lobos. O pesquisador contabiliza nove obras para o instrumento e orquestra, dentre as quais cinco concertos, peças de grandes proporções, como o “Rude Poema” e “Choros no 5”, e diversas coleções inspiradas no cancioneiro popular infantil, algumas das quais o CD registra.

“Brasileiro” abre com sete dos oito movimentos de “Carnaval das Crianças”, coleção que retrata personagens típicas do carnaval carioca que Villa-Lobos conheceu na juventude. A obra, originalmente escrita para piano solo, será retrabalhada pelo compositor em 1929 dando origem à conhecida “Momoprecoce”, para piano e orquestra, executada diversas vezes por Freire. Se, como observa Corrêa Lago, a série é permeada pelo impressionismo francês, dicção que o intérprete faz questão de sublinhar, por outro usa ritmos bem brasileiros, entre os quais o da marcha-rancho.

O CD apresenta ainda outras oito obras breves de Villa-Lobos, destacando itens célebres como os “Choros nº 5 - Alma Brasileira”, que pertence a monumental série de 14 peças, composta nos anos de 1920 para as mais diversas formações instrumentais; “Valsa da Dor”, de 1932, que curiosamente sobrepõe uma melodia em compasso binário a um acompanhamento ternário; “Saudades das selvas brasileiras”, escrita em 1927; e “A Lenda do Caboclo”, que evoca a música do sertão, acompanhada pela viola.

A última peça do compositor é a pouco conhecida “New York Skyline Melody”, 1940, escrita a partir de uma foto de prédios de Manhattan, Nova York.

As outras faixas mostram obras extremamente interessantes de Camargo Guarnieri (1907–1993), que segundo Corrêa do Lago “é um daqueles compositores do século XX ainda a serem descobertos fora do Brasil”, Claudio Santoro (1919-1989), Francisco Mignone (1897-1986), Lorenzo Fernández (1897-1948), Barrozo Neto (1881-1941), Henrique Oswald (1852-1931) e Alexandre Levy (1864-1892).

* * *

Parceria da Escola de Música (EM) com a rádio Roquette Pinto, a série Concertos UFRJ conta com a produção e apresentação de André Cardoso, docente da EM, e vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94,1 FM. As edições do programa podem ser acompanhadas on line ou por meio do podcast, audio sob demanda, da rádio Roquette Pinto. Contatos através do endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

CD

Nelson Freire: Brasileiro.

Villa-Lobos & friends

Nelson Freire, pianista
Decca 478 3533

Faixas

Villa-Lobos, Heitor ? O ginete do Pierrozinho (Carnaval das crianças no 1).
Villa-Lobos, Heitor ? O chicote do diabinho, (Carnaval das crianças no 2).
Villa-Lobos, Heitor ? A manha de Pierrete, (Carnaval das crianças no 3).
Villa-Lobos, Heitor ? Os guizos do dominozinho, (Carnaval das crianças no 4).
Villa-Lobos, Heitor ? As peripécias do trapesiozinho, (Carnaval das crianças no 5).
Villa-Lobos, Heitor ? As traquinices do mascarado Mignon, (Carnaval das crianças no 6).
Villa-Lobos, Heitor ? A gaita de um precoce fantasiado, (Carnaval das crianças no 7).
Villa-Lobos, Heitor ? Choros no 5, "Alma brasileira".
Villa-Lobos, Heitor ? A maré encheu, (Guia Pratico, for piano, Álbum 1/2).
Villa-Lobos, Heitor ? Valsa da dor.
Villa-Lobos, Heitor ? Saudades das selvas brasileiras, no 2.
Villa-Lobos, Heitor ? Pobre cega, (Cirandas no 5; "Toada de rede").
Villa-Lobos, Heitor ? A canoa virou, (Cirandas no 14).
Villa-Lobos, Heitor ? A Lenda do Caboclo.
Guarnieri, Mozart C. ? Danca negra.
Guarnieri, Mozart C. ? Ponteio, no 24.
Guarnieri, Mozart C. ? Toccata.
Oswald, Henrique ? Valse Lenta.
Levy, Alexandre Pierre ? Tango Brasileiro.
Netto, Barrozo ? Minha Terra.
Fernândez, Oscar Lorenzo ? Três estudos em forma de Sonatina.
Villa-Lobos, Heitor ? A gatinha de papelão, (A Prole do bebe).
Santoro, Claudio ? Paulistanas.
Santoro, Claudio ? Toccata.
Villa-Lobos, Heitor ? New York Skyline Melody.
Mignone, Francisco ? Valsa elegante.
Mignone, Francisco ? Quatro Pecas Brasileiras.
Mignone, Francisco ? Congada.