Festival de Reinauguração do órgão Tamburini: concerto de José Luís de Aquino

Com a apresentação de José Luís de Aquino, gravada ao vivo no Salão Leopoldo Miguez no dia 13 de abril, "Concertos UFRJ" dá início a uma série de programas dedicados ao festival de reinauguração do Órgão Tamburini que reuniu, no mês passa-do, alguns dos mais importantes instrumentistas brasileiros da atualidade na Escola de Música.

podcast

Ouça aqui o programa:

Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!

Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.
Confira também na galeria de imagens a conbertura fotográfica do evento.

Aquino executou um repertório bem diversificado que passeou por obras de J. S. Bach (1685-1750) e Georg Böhm (1661-1733), contemporâneos e, ambos, expoentes do barroco alemão, composições do francês Louis Vierne (1870-1937), um dos músicos que, na virada do séc. XIX para o XX, marcaram a produção para o instrumento, terminando com peças de Furio Franceschini (1880-1926), italiano que se radicou no Brasil, e de Olivier Messssiaen (1908-1992), seguramente o mais importante organista das últimas décadas.

Único órgão de tubos integrado a uma sala de concertos na cidade do Rio de Janeiro, fato raro no País, foi construído na Itália pela tradicional Fabbrica D'Organi Giovani Tamburini, que assina os instrumentos do Vaticano. Instalado em 1954, possui 4.620 tubos, quatro manuais, pedaleira e 52 registros reais, cuja disposição foi projetada pelo grande músico italiano Fernando Germani (1906-1998).

Durante muitas décadas serviu não só à formação de instrumentistas brasileiros, como foi tocado por grandes organistas internacionais, como o próprio Germani, Karl Richter (1926-1981) e Pierre Cocherreau (1924-1984). Em 2009, teve início a reforma que duraria dois anos, durante os quais o Tamburini foi completamente desmontado, restaurado e modernizado. O maravilhoso resultado pôde ser apreciado pelo público que participou dos quatro recitais do festival e confirmado agora pelos ouvintes do programa.

José Luís de Aquino

José Luís de Aquino é atualmente professor da Universidade de São Paulo (USP). Realizou seus estudos de órgão com os Professores Ângelo Camin e Gertrud Mersiovsky e de piano com Alfredo Cerquinho. Mestre em Música pela UFRJ e doutor pela USP.

Em Paris, estudou com Suzanne Chaisemartin. Ao longo de dezoito anos foi organista titular do Mosteiro de São Bento de São Paulo. Apresenta-se regularmente como solista junto a importantes orquestras do país. Tem realizado inúmeros recitais no Brasil e no exterior, atuando em diversas cidades da França, Alemanha, Áustria, Suíça, Polônia, Itália, Holanda, Espanha, Hungria, Bélgica, Argentina, Uruguai, Chile, Israel e México. Gravou em 1991, no Mosteiro de São Bento de São Paulo, o primeiro CD de órgão do Brasil, intitulado “Passacaglia e Fuga”, com obras de Bach, Liszt, Camin e Reger.

Concertos UFRJ resultam de um convênio da UFRJ com a rádio Roquette Pinto, indo ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94.1 Apresentado por André Cardoso, regente titular da OSUFRJ, as edições podem ser acompanhadas on line ou por meio do podcast (áudio sob demanda) da Roquette Pinto (FM 94,1).

Repertório do progama

J. S. Bach (1685-1750)

Concerto em Ré menor (Antonio Vivaldi), BWV 596.

Böhm (1661-1733)

Prelúdio-Coral Vater unser in Him melreich

L Vierne (1870-1937)

Hymne au Soleil