Centro de Estudos de Instrumentos de Sopro Professor Noël Devos

Criado em 2008, no âmbito da Escola de Música, o Centro de Estudos dos Instrumentos de Sopro, congrega professores do Departamento de Instrumentos de Sopro com eventuais participações de outros Departamentos. Em 2010 homenageou o Professor Noël Devos, adotando seu nome. Nome de enorme importância no panorama musical brasileiro, Devos foi professor da Escola de Música da UFRJ até se aposentar em 1996.

Entre seus objetivos, está a contribuição para o desenvolvimento das atividades profissionais ligadas às formações musicais brasileiras, o apoio a projetos de pesquisa nos programas de pós-graduação profissional e acadêmico (PROMUS e PPGM) e graduação da EM voltados para os instrumentos de sopro, além de desenvolver cursos de extensão abertos à comunidade.

A partir de 2017 passou a integrar o Laboratório de Práticas Interpretativas da EM.