Selo Fonográfico UFRJ/Música

A produção fonográfica da Escola de Música remonta à época do LP quando a Orquestra Sinfônica gravou a Abertura em Ré, Missa Abreviada e o Moteto "Te Christe Solum Novimus" de José Maurício Nunes Garcia (1767-1830) em concerto ao vivo na Igreja de N.Sra. Do Carmo da Antiga Sé. Posteriormente, com a criação do Programa de Pós-Graduação em Música foi produzida uma série de Lps intitulada "Futuros Mestres em Música". Em 1991 a Escola de Música produziu seu primeiro CD, "Música Brasileira - vol. I", com a orquestra sinfônica interpretando obras de Leopoldo Miguez (1850-1902), Henrique Oswald (1852-1931) e Alberto Nepomuceno (1864-1920) sob a direção do maestro Roberto Duarte. Alguns anos mais tarde foi a vez do "Música Brasileira - vol.II" com obras de Carlos Gomes (1836-1896), Francisco Mignone (1897-1986) e Raphael Baptista.

Em 1997 foi realizado o projeto mais ousado de gravação: a integral da ópera "Colombo" de Carlos Gomes, reunindo solistas, coro e orquestra sinfônica. O projeto levou à criação do Selo Fonográfico UFRJ/Música que tem por objetivo viabilizar a produção fonográfica de artistas e grupos diretamente ligados à Escola de Música da UFRJ, com ênfase no repertório brasileiro de concerto e na música instrumental.

O enorme sucesso de crítica do CD "Colombo" se materializou nos dois prêmios nacionais que recebeu em 1998: o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) e o Prêmio Sharp na categoria de "Melhor CD Erudito".

A partir de então a produção fonográfica da Escola de Música tem sido constante e ao CD "Colombo" se somaram os da UFRJazz Ensemble, do Trio Mignone e as novas gravações produzidas pela orquestra e pelo coro sinfônico em parceria com o a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, com distribuição pelo selo Biscoito Fino.

musicabrasileira1x250

A. NEPOMUCENO – Sinfonia em Solm
H. OSWALD – Elegia
L. MIGUEZ – Prometeus op. 21

Regente: Roberto Duarte

musicabrasileira2x250

Programa:
Carlos GOMES – Abertura “Fosca” e Alvorada de “Lo Schiavo”
F. MIGNONE – Suíte Brasileira
R. BAPTISTA – A Conquista do Sertão

Intérpretes:
Inácio De Nonno (barítono)
Regente: Roberto Duarte

ufrjazz250

Programa:
Obras de Sammy NESTICO,  Lennie NIEHAUS, Freddie GREEN, Toshiko AKIYOSHI, Duke ELLINGTON, Bob MINTZER e John LABARBERA.

UFRJazz Ensemble
Direção de José Rua

colombo250

Programa:
Carlos GOMES – “Colombo” (integral)

Intérpretes:
Inácio De Nonno (barítono), Carol McDavit (soprano), Fernando Portari (tenor) e Maurício Luz (baixo)
Coro e Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ

cortina250

Programa:
Carlos GOMES – Árias e trechos orquestrais de “Salvator Rosa”, “Maria Tudor”, “Lo Schiavo”, “Condor” e “Colombo”

Coro e Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ

leopoldohenrique250b

Programa:
L. MIGUEZ – Suíte Antiga op. 25, Chanson d'une jeune fille op. 24 e “Sylvia” Elegia para cordas op. 22.
H. OSWALD – “En Rêve” e Andante com variações para piano e orquestra.

Eduardo Monteiro (piano)
Regente: André Cardoso

triomignone250

Programa:
Francisco MIGNONE – Trio no 1, Trio no 2 e “Canção Sertaneja” para flauta, violoncelo e piano; Seis Estudos Transcendentais para piano solo; Modinha para violoncelo e piano.

Intérpretes:
Trio Mignone - Afonso Oliveira (flauta), Ricardo Santoro (violoncelo) e Miriam Grossman (piano)

requiem250

Programa:
José Maurício NUNES GARCIA – Te Deum das Matinas de São Pedro e Requiem (1816).

Intérpretes:
Veruschka Mainhard (soprano), Carolina Faria (mezzo), Geilson Santos, (tenor) e Maurício Luz (baixo)
Coro e Orquestra Sinfônica da UFRJ

modinhascariocas250

Programa:
Modinhas e Lundus de Joaquim Manoel Gago da CÂMERA, Gabriel Fernandes da TRINDADE e Cândido Inácio da SILVA.

Intérpretes:
Luciana Costa e Silva (mezzo), Marcelo Coutinho (barítono), Paulo da Mata (flauta), Marcos Ferrer (viola de arame) e Marcelo Fagerlande (cravo e direção musical)

requiemportugal250

Programa:
Marcos PORTUGAL – Requiem (1816).

Intérpretes:
Veruschka Mainhard (soprano), Carolina Faria (mezzo), Antonio Pedro de Almeida (tenor), Frederico Oliveira (baixo).
Cia. Bachiana Brasileira, Orquestra Sinfônica da UFRJ.
Regente: Ricardo Rocha

cddraghi

CD "Giulio Draghi"

Repertório:
Obras de José Maurício Nunes GARCIA, Carl TAUSIG e Modest MUSSORGSKY.

Intérprete: Giulio DRAGHI (piano)

cdviolaoufrj300

CD "Violões da UFRJ

Repertório:
Obras de Nicanor TEIXEIRA, Adamo PRINCE, Afonso MACHADO e Bartholomeu WIESE, Marcus FERRER, Paulo Cesar BOTELHO, Marcelo FORTUNA, Ruda BRAUS, Marcos MELO, André Trindade SILVA, Márcio CAMACHO, Elias SOBRINHO, Fábio NEVES, Júlio MORGADO, João LYRA, Nilton Rangel, Henrique ANNES e Francisco MÁRIO.

Intérpretes: Conjunto Violões da UFRJ

Coordenador: Bartholomeu Wiese

CD "Música Brasileira de Concerto para Fagote"

Repertório:
Obras de Francisco MIGNONE, Eduardo BIATO, Paulo Sérgio SANTOS, Francisco BRAGA, Sérgio DI SABBATO e Mário TAVARES.

Intérpretes:
Aloysio Fagerlande (fagote), Eduardo Monteiro (flauta), Orquestra Sinfônica da UFRJ

Regente: André Cardoso.

CD "Música Brasileira para oboé, piano e fagote"

Repertório:
Obras de Sigismund NEUKOMM, João Guilherme RIPPER, Ernst MAHLE, Tim RESCALA e Herz David KORENCHENDLER.

Intérpretes:
Aloysio Fagerlande (fagote), Luiz Carlos Justi (oboé) e Fany Solter (piano).