Violões da UFRJ

Violões da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado ao violão brasieliro...

Formado em 2003 a partir…

More...
Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Institucional >> Conjunto Estáveis

Criada em 1924 é a mais antiga orquestra do Rio de Janeiro...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Biblioteca Alberto Nepomuceno

Biblioteca Alberto Nepomuceno

Institucional >> Biblioteca

Capítulo importante da música no País

A história da Biblioteca Alberto Nepomuceno é, com certeza, capítulo importante da própria história da música no Brasil. Francisco Manuel da…

More...
Concertos UFRJ

Concertos UFRJ

Toda segunda, às 22h, temos encontro marcado na FM 94,1

More...
Conjunto Sacra Vox

Conjunto Sacra Vox

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1998 divulgando o repertório sacro de todos os tempos...

O conjunto vocal de câmara Sacra Vox foi fundado…

More...
Selo Fonográfico UFRJ/Música

Selo Fonográfico UFRJ/Música

Institucional >> Publicações

Conheça a produção fonográfica da Escola de Música

A produção fonográfica da Escola de Música remonta à época do LP quando a Orquestra Sinfônica gravou a Abertura em…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Concertos UFRJ Concertos UFRJ: Nelson Macedo
Concertos UFRJ: Nelson Macedo PDF Imprimir E-mail
Escrito por SeTCOM   
Seg, 12 de Dezembro de 2011 10:29

A edição desta semana de Concertos UFRJ é dedicada ao compositor brasileiro Nelson Macedo que completou 80 anos em 2011. O programa contou com a participação do músico que falou um pouco de sua obra e de sua trajetória.

 

 

podcast

Ouça aqui o programa: 

Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!

Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.

Nelson Macedo é baiano, da cidade de Rui Barbosa e nasceu em seis de março de 1931. Seus estudos musicais começaram aos 18 anos, no Instituto de Música da Bahia, após uma experiência inicial como escultor. Em 1953 ele se transferiu para o Rio de Janeiro onde se tornou aluno da Escola de Música da UFRJ, na então Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil. Nela, estudou com grandes mestres como Paulina D'Ambrósio, violino e viola, regência com Eleazar de Carvalho e com Paulo Silva, a quem atribui “totalmente” sua formação como compositor.

 

Após concluir o curso, Nelson Macedo ganhou uma bolsa de estudos que o levaria a Paris, onde estudou com Serge Collot, Etienne Ginot e Jacques Ripoche. De volta ao Brasil ingressou como violinista na Orquestra Sinfônica Brasileira e, posteriormente, como violista na Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

 

A formação como violinista e a carreira como músico de orquestra abriram caminho para a escrita para cordas, de tal forma que Macedo dedicou grande parte de sua produção a este tipo de instrumento. Outra motivação, as parcerias musicais que originaram peças destinadas a amigos instrumentistas.

 

Nelson participou de iniciativas como a criação do Coral “Artis Canticum” e a orquestra “Os Cameristas”. Sua militância também foi intensa no Sindicato dos Músicos e na AMAR, Associação de Músicos Arranjadores e Regentes, e na COOMUSA, uma cooperativa de músicos. Outra experiência interessante que contou com seu entusiasmo, a Escola Brasileira de Música em 1986 - fundada com objetivo de desenvolver metodologias de ensino a partir da música brasileira.


Resultado de um convênio da UFRJ com a Roquette Pinto, Concertos UFRJ vão ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94.1 FM, sob o comando de André Cardoso, docente da Escola de Música (EM) e regente titular da Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ). As edições do programa  podem ser acompanhadas on line ou por meio do podcast (áudio sob demanda) da Roquette Pinto (FM 94,1). Contatos através do endereço eletrônico: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

Repertório do Programa

1.  Nelson Macedo, Variações sobre um tema anônimo do século XIX, com Mário Ulhoa.

2.  Nelson Macedo, “Valsa da Dor”, com o clarinetista José Botelho e o pianista e compositor Radamés Gnattali.

3.  Nelson Macedo, “Suíte Indígena”, com o violinista Daniel Guedes e a pianista Kátia Balousier. Os movimentos são: Para-pora-iema; Sucuri; Taru Jampym e Dança Antropofágica.

4.  Nelson Macedo, “Fantasia Capricho”, com Dilson Florêncio no sax alto e a pianista Valéria Gazire.

5.  Nelson Macedo, “Trio Brasileiro” para flauta, cavaquinho e violão de Nelson de Macedo com Andréa Ernest Dias na flauta, Jayme Vignole no cavaquinho e Bartholomeu Wiese no violão. Os movimentos são: Lento/Allegro; Variações e Rondó Frevo.

6.  Nelson Macedo, “Cinco Canções de Amor”: Busco a quem achar não posso, com texto de Gregório de Matos; A luz do meu caminho, com texto de Mário Lessa; Canção de Menina, com texto de Manoel de Barros; Volta, com texto de Manuel Bandeira; e Dois e dois: quatro, com poesia de Ferreira Gullart. Os intérpretes são Adriana Clis, mezzo soprano, e Mário Ulhoa no violão.

7.  Nelson Macedo, “O canto de Simeão” para violoncelo e violão com Márcio Mallard no violoncelo e Mário Ulhoa no violão.


Compartilhe este artigo:

Última atualização em Seg, 14 de Maio de 2012 18:53
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO